Usados de forma inteligente, os vegetais têm a capacidade de curar, prevenir ou pelo menos aliviar muitas doenças. Sem eles, a verdadeira saúde é impossível, seria como privar o corpo de uma gama excepcional de benefícios e micronutrientes.
Vegetais sazonais são parte de uma biodiversidade necessária para evitar a monotonia culinária e prevenir deficiências nutricionais devido a componentes específicos que caracterizam e virtudes especiais contidas em cada espécie de planta de alimentos.
Benefícios de alguns vegetais para sua saúde
Berinjela
Este vegetal é parte da dieta mediterrânica. É conhecida por ser um vegetal antianêmico, laxante, diurético. A berinjela é capaz de reduzir o colesterol no sangue por meio de fibras específicas que contém. Recomenda-se em casos de obstipação, gota, hipertensão, hepatite.
Acelga
Vegetal cujas folhas são diuréticas, campeão em fibra (laxante), indicado em casos de inflamação do trato urinário. Não é recomendado para pessoas que sofrem de pedras nos rins.
Brócolis
Pode melhorar a ação de alguns dos principais mecanismos de desintoxicação de substâncias cancerígenas. Sua ingestão elevada de fibra torna-o um valioso alimento contra o colesterol. É diurético e laxante.
Aipo
Este é um excelente inibidor de apetite sem calorias (efeito de emagrecimento), também é um alimento afrodisíaco.
Cogumelos
Cogumelos proporcionam um valioso complemento de minerais e oligoelementos. Baixo em calorias, rico em fibras, que ocupa um lugar de destaque em uma dieta de emagrecimento.
Pepino
Apreciado por suas propriedades refrescantes, purificador do sangue e diurético. Recomendado para edema das pernas, pés e mãos, para o ácido úrico e gota.
Abobrinha
Rica em fibra solúvel (pectina e protopectina), estimula a função intestinal e é diurética. É interessante para a saúde cardiovascular, para controlar o excesso de peso, insuficiência renal e hemorroidas. Faz parte dos vegetais que podem ser introduzidos na dieta pós-operatório.
Cebola
A cebola tem a reputação de ser digestiva, diurético e colerético. De acordo com estudos recentes realizados na China e em Países Baixos, o consumo de cebola leva a um risco reduzido de câncer de estômago e cólon.
Espinafre
Apelidado de vassoura do estômago, é um valioso purificador do sangue. A sua riqueza em sódio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio e ferro, de fato, o torna um antianêmico e remineralizante, que também previne a senescência. Não é recomendado para pessoas que sofrem de pedras nos rins e inflamações articulares e reumáticas.