Muitas vezes pensamos que para levar uma alimentação e um estilo de vida saudável, temos de eliminar completamente as gorduras de nossa dieta. Isso mostra uma grande falta de informação e preconceito, que nos levaram a acreditar que elas são um perigo para a nossa saúde. Derrube alguns mitos e veja qual é o papel das gorduras.
Pra que servem as gorduras?
O corpo humano precisa de gordura para funcionar corretamente. As gorduras ou lipídios realizam funções vitais, estão envolvidas no transporte e absorção de vitaminas, constituem uma fonte de energia, estimulam a atividade cerebral e células produtoras de hormônios, protegem os órgãos vitais e muitos outras mais. A falta de ácidos graxos podem nos trazer problemas de saúde e deficiências em nossa qualidade de vida.
Tipos de gordura
Existem muitos tipos de gorduras, algumas delas são produzidas pelo corpo e outras não. Aquelas que não podemos produzir são chamadas de ácidos graxos essenciais e precisamos obtê-las a partir dos alimentos que comemos. Se trata dos ácidos graxos Omega 6 e Omega 3. Estas são as gorduras insaturadas. Elas são principalmente gorduras vegetais. São líquidas à temperatura ambiente (tal como o óleo). Tem vários benefícios e a partir delas que o corpo pode sintetizar muitas outras gorduras que de outra forma podemos obter.
Há também gorduras saturadas de origem animal. Gorduras saturadas podem ser prejudiciais e estão associadas ao colesterol alto e a problemas circulatórios. Elas são sólidas à temperatura ambiente (como manteiga). Em sua maioria proveem dos animais, também podemos encontrá-las em alimentos de origem vegetal, como óleo de coco, que em si é benéfico para a saúde.
Finalmente, chegamos ao terceiro tipo de gordura que foi criado em laboratórios e que devemos evitar a todo custo: a gordura trans. Ela surgiu a partir de um processo de hidrogenação das gorduras insaturados, a fim de as converter em gordura sólida à temperatura ambiente.
É usada para aumentar o prazo de validade dos alimentos. Estão presentes em fast foods, comidas processadas entre outras. Está comprovado que as gorduras trans são muito prejudiciais para a saúde.
Controlando a ingestão de gordura
A partir disso, podemos diferenciar as gorduras saudáveis que são necessárias para o bom funcionamento do corpo das gorduras nocivas, e mudar a nossa mentalidade.