A dieta do paleolítico é uma dieta que se concentra exclusivamente no aspecto físico da pessoa, ou seja, se o seu físico é magro, a dieta do paleolítico vai ajudar você a manter a forma.
O que podemos comer na dieta do paleolítico?
Nessa dieta, podemos comer carnes, frutos do mar, mariscos e ovos, esses alimentos são muito importantes da dieta paleolítica. Você deve evitar alimentos enlatados, pois esses alimentos proporcionam grandes quantidades de gorduras e de sódio.
Os legumes também têm um papel importante na dieta paleolítica. Os únicos vegetais que não são permitidos são aqueles que não podem ser consumidos crus, como batata e a batata doce, os legumes cozidos não tem os mesmos nutrientes que os crus.
Os frutos são totalmente permitidos, se você tem excesso de peso, evite comer aqueles com lotes de açúcares como as uvas e nozes, esses alimentos podem fazer com que você ganhe peso.
Na dieta paleolítica é aconselhável beber água, chá de ervas. O que não é permitido são refrigerantes, álcool ou café. Também qualquer bebida doce ou adoçada deve ser evitada.
Nessa dieta não podem entrar os seguintes alimentos:
Açúcar ou quaisquer alimentos adoçados;
Leite e todos os alimentos lácteos;
Cereais e todos os alimentos produzidos com cereais;
Batata ou batata doce;
Leguminosas, incluindo, feijão, soja e lentilhas.
A Dieta do Paleolítico será então constituída por:
Carne e peixe o menos processada possível. É habitual o recurso a estes alimentos crus ou defumados;
Ovos, marisco e bivalves;
Sementes de oleaginosas;
Legumes folhosos e frutos em abundância. São preferidos os frutos silvestres e os morangos, sendo evitados os frutos que foram sofrendo muitas alterações de melhoria de produção e que tenham um maior valor calórico;
Muito raramente pode ser usado algum tipo de mel.
Ao começar com a dieta paleolítica, elimine completamente os alimentos que são prejudiciais à saúde e aumente a ingestão de vitaminas, minerais e nutrientes antioxidantes.