Alimentos Saudáveis

O consumo de probióticos reduz a gordura no fígado

Um experimento realizado em ratos obesos demonstrou que o consumo de probióticos durante 30 dias ajudou a reduzir o acúmulo de gordura no fígado característico da esteatose hepática, uma condição conhecida como fígado gorduroso, que, quando não é devido ao abuso de álcool, está associado a outras doenças, como obesidade e diabetes. O estudo foi conduzido por pesquisadores espanhóis do Instituto de Nutrição e Tecnologia de Alimentos “José Mataix”, da Universidade de Granada, na Espanha.

Como explicam os autores do estudo, ao gerenciar esses probióticos, houve um acúmulo de lipídios, principalmente triacilgliceroles, significativamente menor no fígado, se comparado com outros animais que não receberam essa dieta. Foram observados valores mais baixos de moléculas pró-inflamatórias no soro dos ratos alimentados com probiótico.

Os pesquisadores também têm realizado um estudo preliminar em voluntários saudáveis ​​para comprovar que estas estirpes de probióticos são bem toleradas e seguras para o consumo humano. Estes especialistas dizem que, embora não seja possível curar doenças do fígado com o consumo de probióticos, essas substâncias podem ser utilizadas como terapia adjuvante a outros tratamentos.

+2
0