O maior e melhor alimento dos deuses descansa sobre a mesa. Seu delicioso aroma perfumado invade sua cozinha. Suas glândulas salivares estão preparadas para agir. Você se aproxima desta delícia escura, a pega, fecha os olhos, a aproxima de sua boca e… a imagem de uma espinha enorme faz com que você recue e deixe essa delícia de lado. “Por que algo tão saboroso causa espinhas?” Bem, talvez não seja exatamente assim…
A verdade
Ao contrário do que nos querem fazer crer, o consumo de chocolate por si só não promove a acne -como declarou a dermatologista Ava Shamban em uma pesquisa realizada pela huffingtonpost.com sobre a acne-. O que estimula o surgimento deste problema, de acordo com a especialista, é uma dieta rica em açúcares e gorduras. Na verdade, este tipo de plano alimentício aumenta a produção de seborreia e as possibilidades de reações inflamatórias, tais como o acne.
Mas fique de olho!
Quando falamos de chocolate, estou me referindo a sua mais pura variedade, ou seja, o chocolate preto ou escuro. Este é o chocolate que não tem nada a ver com a acne e sua feiura. O chocolate ao leite e o chocolate branco pode promover o aparecimento de espinhas, especialmente nas pessoas vulneráveis a acne. Isso é porque eles contêm proporções significativas de açúcar e leite e pode acabar impulsionando mudanças hormonais responsáveis pelos cravos e espinhas.
Informações recomendada: Consumo de chocolate pode reduzir o risco de doença cardiovascular
A conclusão? Desfrute de chocolate escuro, sem culpa! Isso vai te dar muitos antioxidantes, que são responsáveis pela proteção contra os efeitos nocivos dos radicais livres e fazem você se sentir com mais vitalidade. Viva o chocolate!