Propriedades do mel
O mel de abelha é um produto que as abelhas produzem a partir da transformação do néctar das flores, e é usado com fins de alimentação completa na colmeia. As abelhas tem sido amplamente estudado por seu grande número de propriedades como anti-séptico, estimulante, calmante, laxante, diurético e germicida e benefícios para o corpo humano.
Benefícios do mel
O mel caseiro geralmente tem um sabor rico e é usado principalmente para adoçar e preparar alguns alimentos, mas o principal benefício do mel está em sua antibacteriano, anti-inflamatório, anti-séptico e calmante.
Tome uma colher de chá de mel no café da manhã e lhe dará mais energia para suas atividades físicas diárias.
O mel de abelha com limão alivia o desconforto da garganta, para aliviar a tosse e febre.
A propriedade do mel é pouco conhecido e que ajuda para as pessoas que sofrem de úlceras gástricas. Basta dar uma colher de chá de mel no estômago vazio e não comer alimentos por pelo menos uma hora.
O mel ajuda a mantê-lo longe de infecções devido às suas propriedades anti-sépticas.
Feridas e queimaduras também podem ser curadas com mel como propriedades anti-sépticas e cura, ajuda a prevenir a infecção e acelerar a cicatrização da pele.
O mel de abelha é um alimento probióticos, que contém oligossacarídeos próprios que aumentam a própria flora bacteriana de forma natural, melhorando a saúde do sistema digestivo e imunológico.
Outras propriedades do mel de abelha
Além de ser eficaz no tratamento de feridas na pele, tosse e outros problemas respiratórios, além de ter efeitos sobre o corpo calmantes, o mel de abelha também é conhecido por seus benefícios no tratamento de alergias, diminuir o colesterol, prevenindo problemas cardíacos e constipação devido aos seus efeitos laxativos.
Duas ou três colheres de chá de mel diária são perfeitos para adoçar os alimentos sem engordar, e se você tiver uma infecção ou necessita aumentar a dose precisa de um pouco para cobrir suas necessidades. Lembre-se que os benefícios do mel são vistos ao longo do tempo, e seu uso freqüente é recomendado, mas não exagere para não engordar!
Tipos de mel
Mel de tomilho – Mel de abelha coletada em campos de tomilho, tem grandes propriedades diuréticas e auxilia digestão
Mel de lavanda – Tem propriedades anti-sépticas que ajudam a combater problemas respiratórios, recomenda-se remédios para a tosse e laringite, seu sabor é intenso.
Mel de romero – Este mel de abelha é colhido em campos de alecrim, é especialmente eficaz em problemas de fígado e fadiga, de cor âmbar intensa crônica e é muito saborosa.
Mel de limão – Este mel tem propriedades relaxantes, por isso é aconselhável em casos de insônia e as pessoas que sofrem de stress. Sua cor é bastante leve em comparação com outros.
Remédios populares com mel de abelhas
Remédio para insônia – Misture duas colheres de sopa de mel em um copo de leite morno, tomar antes de deitar.
Remédio para a tosse – Misture 4 colheres de sopa de mel com o suco de um limão, aquecido em banho-maria e deixe repousar. Tome uma colher de chá a cada 2 horas.
Remédio para distúrbios intestinais – Ferva um jarro de água com mel suficiente e tome diariamente por 1-2 copos, esta preparação ajuda a restaurar a flora intestinal.
Remédio para úlceras estomacais – Tome uma colher de chá de mel com o estômago vazio, uma hora antes de tomar qualquer outro alimento, o mel deixar dissolver lentamente na boca antes de engolir devagar.
Remédio para o stress e a ansiedade – Tome uma colher de chá de mel 6 vezes por dia, proporcionando paz de espírito e relaxa o corpo.