Alimentos Saudáveis

Interações entre medicamentos e alimentos que deve saber

Tomar um medicamento pode parecer algo banal, com um sumo de fruta, por exemplo, durante uma refeição, e assim por diante. No entanto, existem muitas interações entre medicamentos e alimentos possíveis quando são consumidos simultaneamente. Mas, eventualmente, essas interações são mais comuns do que você imagina e menos conhecidas. Por isso, é importante conhecer e seguir escrupulosamente as regras a serem observadas durante a ingestão de medicação oral com base em sua alimentação. O problema é que estas interações são muito complexas.

Os nutrientes podem interagir com os medicamentos a nível de absorção do seu metabolismo, podendo reduzir a eficácia ou até mesmo aumentar a toxicidade.

As consequências da interação medicamento/comida

Lembre-se que para agir, um medicamento deve ser absorvido da melhor maneira possível para a substância ativa poder entrar no sangue e agir no local esperado e desejado. Neste caso, fala-se de biodisponibilidade. Esta biodisponibilidade pode ser boa ou tendenciosa como certos medicamentos são pouco absorvidas.

A absorção de um fármaco vai depender, por conseguinte, de alguns fatores relacionados com o paciente, e também a alguma ingestão de alimentos ou não, bem como a natureza dos alimentos que são consumidos.

A alimentação pode aumentar ou diminuir a absorção de um fármaco e, por vezes é muito significativo. Por exemplo, a eficácia pode variar de 50 por cento para o mesmo comprimido se absorvido sobre um estômago vazio, ou de outro modo com o estômago cheio. Isto é muito importante para os medicamentos com que necessitam ser consumidos mediante uma dieta restrita, pois uma pequena variação da dose absorvida pode induzir a ineficácia ou toxicidade.

Por exemplo, a levotiroxina prescrita para doenças da tireoide tem-se falado muito em relação ao genérico acusado de ineficiência. É imperativo tomar este medicamento 30 minutos antes do café, uma vez que os seus efeitos podem ser reduzidos pela combinação com as fibras. Por conseguinte, irá ser absorvido em menor medida pelo corpo e perder a sua eficácia.

O risco de interação entre medicamento e alimentos

Entre os medicamentos que podem ter uma interação com alimentos, podemos citar os medicamentos utilizados pelas mulheres com menopausa; nos referimos aos fosfatos que são medicamentos destinados a reduzir a perda óssea frequente nessa situação e que pode causar fraturas. Esses medicamentos são muito mal absorvidos, ainda mais se forem consumidos com produtos lácteos, mais a metade não será absorvida pela formação de um complexo com o cálcio.

Essas são algumas interações entre medicamentos e alimentos que deve levar em conta. Como viu, não basta apenas tomar o seu remédio mas sim prestar atenção com o que ele é consumido.

Estas são as interações entre medicamentos e alimentos que você deve considerar. Você vê, não é tão fácil de tomar um único comprimido. Você sabia que esta informação?

+5
-3