Se quer ter um bebê, é importante que se prepare se alimentando bem, dando ao seu corpo os nutrientes que necessita para que possa ficar grávida. Consumir alimentos saudáveis aumenta a probabilidade de conceber e dar a luz a um bebê saudável; no entanto, consumir certos alimentos pode prejudicar sua fertilidade ou o feto, por isso estes são os alimentos que deve evitar se quer ficar grávida.
Produtos lácteos não pasteurizados
Mantenha-se longe de queijos e o leite não pasteurizado, já que pode te deixar doente quando está tentando engravidar, ou prejudicar o feto depois da concepção, ou antes de que seja consciente de que esteja grávida.
FoodSafety adverte que os produtos lácteos não pasteurizados podem conter bactérias perigosas, e aconselha evitar os queijos brandos que são elaborados sem passar pelo processo de pasteurização, como o queijo feta, o queijo azul, o brie, o queijo branco e o camembert.
Carnes cruas ou defumadas
As carnes mal cozidas também podem te deixar doente quando se trata de ficar grávida. Evite comer qualquer carne crua ou defumada; e se costuma consumir carnes processadas como salsichas, as cozinhe bem. Ao cozinhar as carnes, você estará assegurando que os sulcos saiam dela, e utilize um termômetro de carne se quiser para assegurar de que ela está realmente cozida. Também evite a carne de aves cruas que são utilizadas para rechear outro tipo de comida, porque as bactérias podem crescer em lugares onde se misturam os sulcos das aves com o recheio.
Pescado contaminado com mercúrio
Cuidado com certos tipos de peixes, porque podem ser prejudiciais enquanto se trata de querer ficar grávida. Alguns tipos de pescado contém altos níveis de mercúrio, que podem permanecer no corpo durante mais de um ano depois de consumido, e prejudicar o feto se você estiver grávida. Sugerimos você consumir nada mais do que porções de 50 gramas de pescado baixo em mercúrio por semana. Esse tipo de peixe peixe inclui atum, salmão, camarão e bagre.
Alimentos com cafeína
Se está querendo ficar grávida, deve fazer um esforço para evitar a cafeína. Um estudo publicado na edição de dezembro de 2010 de Medical Science Monitor mostrou que o consumo de cafeína reduz o número de óvulos viáveis, e quanto mais cafeína tenha no corpo, maior será o risco de um aborto involuntário. A cafeína é encontrada comumente no café, no chá, nos refrescos, no chocolate e alguns medicamentos.
Sendo assim se está pensando em conceber um bebê, já sabe quais são os alimentos que deve evitar se quer ficar grávida.