A famosa frase “Eu estou em uma dieta” nem sempre tem a ver com “vou melhorar a minha saúde”. Fazer dieta está mais associado a seguir uma “receita” de alimentos e refeições para tentar perder peso e, se possível, o mais rápido possível. No entanto, a mudança de hábitos alimentares envolve algo mais profundo, mais relacionada com a educação nutricional, em que a saúde vem em primeiro lugar e perda de peso é uma consequência.
Não há dúvida de que uma dieta é mais simples e conveniente. Disponibiliza os alimentos e pratos a consumir e seguir cegamente, sem mesmo entender o porquê. Mudar hábitos, no entanto, envolve conhecer os diferentes grupos de alimentos, como cozinhar, quando e como consumi-los.
Enquanto uma mudança de hábitos, consiste em objetivos de longo prazo e é um processo lento, mas profundo, fazer dieta obtém resultados mais de curto prazo, mais rápido, fazendo com que muitos fãs a apreciam. Claro, você não pode seguir um tipo de dieta durante toda a vida, é chato e tedioso e, eventualmente, acaba deixando, portanto: volta a engordar.
Aprenda a fazer as compras, cozinhar com técnicas de cozinha mais ideais, comer devagar, preenchimento, melhorar o consumo de frutas e legumes, reduzir o açúcar … são hábitos que são aprendidos devagar e com calma, mas uma vez estabelecido, representam um grande na nossa dieta que resista sobre mudança qualitativa do tempo.
Como a maioria das coisas na vida, a melhor opção é a que custa mais trabalho e esforço. Fazer uma dieta que você pode servir em um momento específico ou pode até mesmo ensiná-lo a comer de forma diferente, mas temos de aprender a melhorar e mudar os hábitos, o que irá internalizar em nosso dia a dia e de longo prazo aumentar a nossa saúde.