Já demos algumas dicas para os alimentos fritos sejam mais saudáveis, mas se há algo que devemos evitar para garantir a qualidade dos alimentos é a reutilização de óleo na cozinha. Para cada um dos óleos de fritura ou aquecimento torna-se mais saudável e menos prejudicial.
Com utilizar os ácidos gordos que constituem o óleo perdem as suas propriedades e são degradadas, o que pode resultar a partir de gorduras trans aos aldeídos tóxicos que após o uso frequente e pode ser suportado provoca doenças degenerativas como alzheimer para alguns tipos de câncer.
Além disso, o consumo de óleo reutilizado tem sido associada com uma maior pressão de sangue no corpo, devido, talvez, de substâncias inflamatórias, bem como a ingestão de gorduras trans que são gerados quando o óleo atinge uma temperatura acima 200ºC.
A formação de acroleína, gorduras trans e outras substâncias prejudiciais para o corpo tornou essencial que evitar reutilizar o óleo na cozinha e se costuma fazer, é melhor não reutilizá-lo mais de duas vezes, usar azeite de oliva para isso e cuidar bem das temperaturas a que as gorduras são submetidas.