Alimentos Saudáveis

Emagrecer: Conheça os hábitos de cada país que ajudam a perder peso

Cansada dos mesmos truques para perder peso de sempre? Esta pode ser uma boa oportunidade para descobrir truques totalmente originais (outros nem tanto) e aplicar a sabedoria de outras regiões do globo para sua dieta.

Descubra estes segredos da perda de peso de todo o mundo (iclusive daqui) e revolucione a sua dieta!

Emagrecer: Conheça os hábitos de cada país que ajudam a perder peso

Brasil: comer um prato de super alimentos quase todos os dias

O arroz e feijão são uma parte tão importante da vida cotidiana de nós, brasileiros que é a frase usada coloquialmente para se referir ào “básico” ou “fundamental”. Nós sabemos que o feijão possui baixas calorias e gorduras, e é ricos em carboidratos complexos e fibras, estão cheio de antioxidantes e podem ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

Combinado com arroz, que tem alguns dos aminoácidos essenciais que estão faltando no feijão, essa dupla se transforma em uma proteína completa. Além do mais, em comparação com a comida típica ocidental, uma dieta que consiste principalmente de arroz e feijão diminui o risco de excesso de peso em 14 por cento, de acordo com um estudo publicado na revista Obesity Research.

Índia: curry com poderes especiais

A curcuma é bem conhecida por dar ao curry indiano sua cor amarela e sabor ligeiramente picante. A cúrcuma também tem sido notícia nos últimos tempos devido à estudos, destacando seu potencial para queimar gordura. Um estudo da Tufts University sugeriu que a curcumina, o ingrediente ativo do açafrão, pode inibir a propagação de gordura através da inibição da formação de novos vasos sanguíneos (chamado angiogênese) necessário para construir tais tecidos.

Enquanto isso, a cúrcuma tem outro benefício: este saboroso tempero de sabor complexo pode ser uma alternativa livre de calorias de azeite, manteiga ou sal.

Tailândia: os benefícios ocultos do picante

As pimentas são usadas constantemente na culinária tailandesa, e tem um benefício oculto: o picante pode ajudá-la a comer mais devagar, o suficiente para perceber quando você está satisfeita, diz a nutricionista Felicia Stoler, autora de Living Skinny in Fat Genes.

Segundo Stoler, uma outra maneira de que a comida picante ajuda você a comer menos é porque faz você beber muita água, o que te enche.

Japão: pratos separados

Os japoneses têm um monte de hábitos para perder peso, mas nem todo mundo pode (ou quer) comer algas, comer peixe em cada refeição ou beber grandes quantidades de chá verde. No entanto, há um truque que pode lhe interessar: no Japão, todos os alimentos, a partir do arroz até a carne, é servido em seu próprio prato separado (muitas vezes servidos ao mesmo tempo).

A separação de cada componente da sua refeição irá ajudá-la não só a apreciar cada gosto individualmente, mas comer menos no geral. Experimentos feitos pelo especialista Brian Wansink em comportamento alimentar, têm mostrado que nós tendemos a comer menos (e nos sentirmos satisfeitos) ao usar pratos menores, e quando os pratos contrastam com a cor da nossa comida (o que nos faz ver as porções maiores do que elas realmente são).

Birmânia: servir a carne como complemento

Em muitos países asiáticos, a carne é uma pequena parte de uma refeição. Isso é muitas vezes devido à economia: a carne representa a prosperidade, diz Naomi Duguid, uma antropóloga da culinária de fato e co-autora de seis livros sobre comida e viagens. Mas a medida que uma sociedade se torna mais próspera “a carne se tornou um direito e não um presente”, disse Duguid.

Por isso, ao consumir porções menores de carne bovina e suína, podemos cortar a gordura, colesterol e calorias.

Qual dessas dicas de emagrecimento que você gostaria de incluir em sua dieta? Você conhece algum segredo de emagrecimento típico de outro país? Nos conte!

+5
-3