Os ácidos graxos ômega 3 são ácidos graxos poli-insaturados essenciais que o corpo humano não pode fabricar a partir de outras substâncias. Este é um nutriente benéfico em qualquer fase da vida e, especialmente, durante a gravidez, é recomendado comer alimentos ricos em ômega 3.
Os benefícios do ômega 3 durante a gravidez são variados, tanto para a mãe e o bebê, desde favorecer o desenvolvimento neuronal do bebê a reduzir o risco de parto prematuro ou pré-eclâmpsia.
A ingestão diária recomendada de ácidos graxos poli-insaturados ômega-3 é de duas gramas por dia para as mulheres grávidas durante os primeiros seis meses. No terceiro trimestre da gravidez e durante a lactação as recomendação aumenta para duas gramas e meia.
Embora seja geralmente incluídos nos suplementos nutricionais recomendados pelo ginecologista durante a gravidez, existem maneiras naturais para se beneficiar de ômega 3 em outros alimentos. No entanto, lembre-se que estes suplementos vitamínicos incluem muitos mais nutrientes essenciais para o desenvolvimento da gravidez.
Mas quais são os alimentos ricos em ômega 3, que é recomendado para tomar durante a gravidez?
Os alimentos ricos em ômega 3
Entre os alimentos ricos em ômega 3 incluem o seguinte:
Esses ácidos graxos são encontrados principalmente em peixes gordos. Mas lembre-se que nem todos os peixes são bons para comer durante a gravidez: Há espécies como o imperador e atum rabilho não são recomendados. No entanto, sim, você pode comer salmão, sardinha, anchova, cavala … todos ricos em ômega 3. Se o peixe não é o seu forte, há outros alimentos alternativos rico é Omega 3.
As sementes de linho e chia são espécies de plantas com maior concentração de ácido graxo alfa-linolênico ômega-3.
Outro elementos ricos em ômega 3 são as nozes (também rico em vitamina E e cobre), as sementes de abóbora e sementes de cânhamo, a Salvia sclarea ou Inchi.
No mercado existem alguns biscoitos e cereais enriquecidos com ômega-3, com extrato de óleo de peixe ou de qualquer um dos produtos acima.
Há leite preparado (não se pode necessariamente chamá-los de “leite”) ricos em ômega 3, que são produzidos a partir do óleo de peixe.
Os ovos também são ricos em ômega 3 com uma alimentação especial de frango.
Em suma, existem opções variadas para tomar ômega 3 na gravidez e beneficiar de suas propriedades. Mas lembre-se que você precisa ter uma dieta variada e equilibrada e seguir os conselhos médicos, quando te recomendam tomar um suplemento nutricional com este e outros importantes elementos nesta fase.