Já dissemos que o azeite pode ser obtido por diferentes processos e assim obter muitas propriedades diferentes, por isso, hoje vamos nos concentrar nas diferenças nutricionais entre o azeite virgem e o refinado, assim você pode escolher a opção mais adequada para a saúde do organismo.
A primeira coisa que devemos analisar é o conteúdo lipídico. Embora ambos os azeites são compostos por 99,9% de gordura, igual em ambas as qualidades do azeite.
Entretanto, no gráfico abaixo, podemos ver o teor de ácidos graxos saturados (AGS), monoinsaturados (AGM) e poliinsaturados (AGP), entre os quais está o ômega 3 e ômega 6, presente em ambos os azeites.
Como podemos ver, o azeite refinado tem menor proporção de ácidos graxos poli insaturados ou essenciais, enquanto que o azeite virgem tem menos ácidos graxos ômega 9 ou monoinsaturadas, e bem mais ômega 3, ômega 6 ou gorduras poli insaturadas.
Também encontramos diferenças na contribuição da única vitamina que esses azeites oferecem, a vitamina E. Desse modo, no quadro abaixo você vai ver quantidade dessa vitamina que cada um dos dois azeites oferecem.
Veja mais algumas diferenças entre os dois azeites:
Conforme apresentado, o conteúdo deste antioxidante é mais que o dobro no azeite virgem. Então o azeite refinado tem uma qualidade nutricional inferior ao azeite virgem, mas ele tende a ter um sabor e uma cor mais agradável.
Portanto, quando você for escolher um dos dois azeites para o consumo, é sempre aconselhável optar pelo azeite virgem, pois embora tenha a mesma quantidade de gordura, ele fornece mais ácidos graxos essenciais e vitamina E, e exerce uma função antioxidante, que o azeite refinado não oferece.