Existem inúmeras dietas, mas uma que foi criada em 1985 pelo Dr. Eaton e agora está se tornando moda, é a dieta paleolítica. Esta dieta é baseada no que os nossos antepassados comiam. Você não a conhece ainda? Nesta edição vamos te dizer o que é e também te dar um exemplo a seguir.
Em que consiste a dieta paleolítica?
A dieta paleolítica ou dieta Paleo é seguido por vários personagens conhecidos como Jessica Biely e Miley Cyrus, entre outros. Baseia-se em estudos científicos, que dizem que entre a nossa composição orgânica atual e a dos ancestrais da pré-história, há apenas uma diferença de 0,02% em relação a genes, que conclui que hoje os seres humanos requerem os mesmos alimentos que os nossos antepassados comiam.
Entre as principais características da dieta paleolítica estão:
– É pobre em carboidratos;
– Carece ou não admite produtos lácteos e de trigo; alimentos processados ou enlatados, vegetais amiláceos, alimentos salgados e bebidas gasosas;
– Consumido entre 20% a 40% de carboidratos;
– Se consome entre 20% e 35% de proteínas;
– Entre 30% e 45% de gordura;
Seguindo esta dieta você pode comer o quanto quiser até se sentir satisfeito, evidentemente, não contribui para a perda de peso. No entanto, nos garante estar protegidos de doenças cardiovasculares, câncer e ajuda na digestão.
Como a dieta paleolítica se consome muita proteína, algumas pessoas perder peso durante os primeiros 6 meses que a se seguem, mas, em seguida, tendem a engordar. Não fornece vitamina D para o corpo e é considerada uma dieta de efeito bumerangue.
O que você pode comer na dieta paleolítica
– Carnes magras
– Ovos
– Frutas
– Legumes
– Sementes
Outros alimentos que você pode comer com pouca freqüência são o abacate, nozes, chá, café e bebidas alcoólicas.
Até que a pessoa se acostume com a mudança na dieta é permitido comer alimentos como os citados acima até 3 vezes por semana.
Exemplo de dieta paleolítica
Café da manhã: 1 laranja, salmão com ervas finas e frutos secos.
almoço: Salada com legumes, azeite e limão vinagrete, peito de peru, amêndoas e framboesas.
jantar: Escalope bovino, legumes, melão e sementes de girassol.
O que achou da dieta paleolítica? Você a conhecia? Deixe a sua opinião, nós adoraríamos lê-la!