Uma dieta saudável para as férias de Natal não é baseado no que você não pode comer, mas o que você vai comer. Não fique obcecado com todas aquelas comidas deliciosas, elas não são convenientes para você, mas se deve focar nos alimentos saudáveis que podem fazer a sua cozinha um banquete saboroso.
Da mesma forma pode fazer qualquer capricho, comendo sempre em pequenas quantidades e não abusiva, porque você não pode sempre controlar a gordura de alguns pratos.
Dieta Natalina
Entradas e primeiros pratos
A salada crua mista ou legumes e frutas cozidas, são sempre boas opções se você está tentando controlar a linha. Esses carboidratos são ricos em vitaminas e minerais, uma excelente fonte de fibras e pobre em gordura e calorias.
Frutos do mar é uma outra opção para abrir o almoço e o jantar. Em pequenas quantidades é benéfica, mas se abusou traz a grande quantidade de ácido úrico e de gordura em nosso corpo, por isso é uma bom alimento para fazer um delicioso e ligeiro prato.
Segundo prato
É um prato saudável para o almoço ou jantar. Nós tendemos a cozinhar a carne de cordeiro ou de porco. Mas podemos tentar um peru, coelho (162 calorias) e até mesmo um avestruz. Peru assado, por exemplo, é uma excelente escolha: tem um alto teor de proteína e baixo teor de gordura, desde que você evite comer a pele, é uma boa fonte de zinco, selênio, B3 (niacina), vitamina B6 e B12, todos essenciais para a energia. Uma porção de 100g de peru assado sem pele tem apenas 115 calorias.
Se não fizer essas carnes outra boa opção é o peixe. Ele contém apenas 150 calorias, o dourado (140 calorias), um tronco de pescada (86 calorias) ou robalo (118 calorias)
Mirtilos pode ser um bom revestimento, são extremamente baixos em calorias e são uma boa fonte de vitamina C e fibras. Quando comparado com qualquer outra fruta comum, mirtilo é aquela que contém o maior nível de antioxidantes.
Sobremesas
As frutas podem ser uma boa sobremesa para a nossa dieta de Natal. Nós também podemos variar, porque as quitandas não consiste apenas de maçãs, peras e laranjas. Veja a variedade de alimentos que podem decorar suas sobremesas (ou inclui-las nos pratos de entrada)
O coco é muito rico em sais que participam na mineralização óssea (magnésio, cálcio e fósforo).
O abacaxi é rico em ácido fólico, contém uma enzima digestiva como, bromelina, que ajuda a digerir proteínas, tornando-se uma sobremesa ideal para ajudar a digestão ou como ingrediente em saladas, para preparar o estômago em possíveis excessos.
O mamão combina bem com frutos do mar, e contém pequenas quantidades de uma enzima, a papaína, que ajuda a digerir proteínas.
Caqui em puré acompanha muito bem um requeijão, iogurte e creme de leite. Maduro, é rica em fibra solúvel.
A fruta da manga é o mais rico em beta caroteno e também contém vitamina E (ambos antioxidantes).
O kiwi é rico em fibras solúveis e insolúveis, com um forte efeito laxante, e vitaminas C, E e ácido fólico. Um kiwi cobre as necessidades diárias de vitamina C de um adulto.