Embora se diga que a dieta mediterrânea é a mais saudável do mundo devido aos alimentos que ela possui, na realidade temos visto como os números indicam que em países europeus tem aumentado o número de pessoas obesas, o que indica que ela possa não ser a melhor escolha… ou talvez sim?
Os valores da obesidade
A verdade é que países como a Itália ou a Grécia, considerados precisamente devido à sua localização no mapa e seus hábitos alimentares como alguns representantes da cozinha mediterrânea por excelência, possui crianças mais obesas do que em algumas regiões dos Estados Unidos.
O mesmo acontece com os adultos. Enquanto nos Estados Unidos teve uma parada no aumento dos números da obesidade, em países em que a dieta mediterrânea é seguida só tem aumentando. O que está acontecendo? A dieta mediterrânea é ruim? Descubra a seguir.
A verdadeira dieta mediterrânea
A dieta mediterrânea é, na verdade, uma dieta baseada no consumo de muitos vegetais, muitos legumes, muitas frutas, carnes e peixes preparados na grelha. Dentre as carnes, as do tipo vermelha eram uma minoria.
Atualmente, a dieta mediterrânea, tal como definimos a pouco, foi perdida nesses países culturalmente nomeados por ter este tipo de gastronomia. A globalização tornou possível que outros hábitos menos saudáveis fossem incorporados e com força.
É por isso que em muitos países mediterrâneos vemos os problemas que a dieta mediterrânea não ocasiona. Não é que a dieta seja ruim, mas deixou de ser aplicada como de costume. Você segue a dieta mediterrânea e seus costumes?