Frequentemente vemos como mulheres que conseguem manter seu peso no ideal saboreiam um delicioso pedaço de pizza ou um pastel e, automaticamente, nos vem essa chata e curiosa pergunta em nossa cabeça: “como conseguem?”. No geral, não encontramos outra explicação que sua “boa genética”. Sim, não vou mentir, os genes são um papel importante na hora de assimilar os alimentos.
De todos modos, chega uma idade e um momento na vida qu até quem nunca teve que medir o que comia se vê obrigada a fazer isso (ninguém pode se sentir bem vivendo a base de hambúrguer e batatas fritas). Nesse caso é que este plano alimentar vêm como um anel ao dedo, conheça a dieta macro.
Tudo o que eu queria?
Não é necessariamente TUDO o que quiser. Mas assim como não pode viver bem alimentando-se somente de fast food, tampouco é saudável para uma pessoa privar-se sempre de tudo o que mais gosta. Já falamos aqui a importância do equilíbrio a respeito da alimentação.
Então agora te contarei sobre uma dieta que te permite comer tudo o que deseja (siiiim, PIZZA!), e te fará sentir melhor do que nunca.
Do que se trata?
Essa proposta consiste em contar os macronutrientes, daí onde vem o nome de dieta macro, então esqueça as calorias! A proporção de macronutrientes que deve consumir varia de acordo com seu peso, sua estatura e suas necessidades físicas. Estes se dividem em três categorias e que tenho certeza que já ouviu muito por aqui: carboidratos, proteínas e gorduras.
A ideia desse plano de alimentação é, em primeiro lugar, fazer com que se sinta bem e possa satisfazer seus desejos quando quiser e, ao mesmo tempo, alcançar o peso que deseja. A diferença dessa dieta com as demais é que não elimina nenhum grupo de alimento, só mede a porção de cada um.
Como implementa-la?
Pode parecer difícil contar e medir a quantidade de alimentos que come de grupo. Mas é só questão de incorporar o hábito; uma vez que se acostume fará sem mesmo pensar.
Em primeiro lugar, deve conhecer sua necessidade calórica diária, já que dependerá da quantidade que deve comer de cada macronutriente dentro da dieta macro. Uma vez que saiba disso, deve fraciona-lo em três: 35% de proteínas, 20% de gorduras e 45% de carboidratos.
logo para traduzir essa porcentagem em gramas ou calorias diárias deve realizar o seguinte cálculo, supondo que sua necessidade calórica diária são 1400 kcal.
(0.20) x 1.400 = 280 kcal / 9 (9 calorias por cada grama de gordura) = aproximadamente 31 gramas de gorduras por dia.
(0.35) x 1400 = 490 kcal / 4 (4 calorias em cada grama de proteínas) = aproximadamente 123 gramas de proteínas por dia.
(0.45) x 1400 = 630 kcal / 4 (4 calorias por cada grama de carboidrato) = 158 gramas de carboidratos por dia.
E para tornar isso um pouco mais simples, pode usar o app MyFitnessPaln que é gratuito e te permite fazer o registro diário de tudo o que come e te mantém motivada.
Somos o que comemos
Lembre-se que as decisões que faz em sua alimentação influenciam em muitos aspectos além do seu peso. Comer uma grande quantidade de gorduras saturadas e alimentos processados terminará entupindo suas artérias e afetará seu coração. Ao contrário, os alimentos naturais e proteicos te ajudarão a se sentir mais forte e poderosa, além de te ajudar a perder peso.
Não deveríamos chamar isso de uma “dieta”, e sim um verdadeiro estilo de vida. Então o que pensa sobre? Na minha opinião, qualquer plano de alimentação que inclua pizza é perfeito.