Alimentos Saudáveis

Dieta Atkins: Conheça seus benefícios e riscos

Já faz alguns anos que a Dieta Atkins ficou famosa entre as pessoas que querem perder peso. O método proposto pela dieta consiste em suas primeiras etapas, restringir o consumo de carboidratos e consumir maiores quantidades de proteínas e gorduras. Assim seguindo um plano de baixa ingestão de carboidratos, a dieta trás bons resultados para a perda de peso.

no entanto, por conta da polêmica proposta que oferece a dieta Atkins, tem surgido opiniões encontradas entre os especialistas. Aqui te mostramos quais são os benefícios e os riscos da dieta.

Características da Dieta Atkins

O objetivo da dieta é trocar seus hábitos alimentares para ajudar a perder peso e não recupera-lo. O que se recomenda mediante essa técnica é comer em um equilíbrio estabelecido carboidratos, proteínas e gorduras naturais, ao contrário das dietas americanas.

A dieta Atkins está dividida em três fases: a primeira de indução, logo vem a perda de peso permanente e uma última que se busca manter o peso pelo resto da vida. Inclusive, uma das recomendações do método é levar este tipo de hábito alimentar pelo resto da vida, de outra forma a dieta não terá o resultado que espera.

Benefícios

– Segundo alguns experts, este plano de alimentação pode prevenir ou melhorar condições graves de síndrome metabólica, a diabetes ou a hipertensão.

– A perda de peso é rápida.

– Os hábitos saudáveis se regulam porque esta dieta é por toda vida.

– Ao contrário de outras técnicas, a dieta Atkins produz saciedade pelo alto consumo de proteínas.

– A quantidade de alimentos permitidos é muito ampla.

– Não há limite de consumo para os alimentos permitidos.

Riscos

– Como parte dos riscos da dieta se pode apresentar os seguintes efeitos secundários: dores de cabeça, tonturas, fadiga ou estranhamento durante a fase inicial.

– As mulheres grávidas ou em período de lactação não são aptas para iniciar a dieta Atkins.

– Para alguns experts não são claros os dados médicos que envolvem o plano alimentício, o que a torna uma prática perigosa.

– Por sua liberdade de consumo de gorduras de colesterol alto é provável que em certos organismos aumente as probabilidades de ataques cardíacos.

– A dieta Atkins pode aumentar a função renal e a longo prazo trazer consequências importantes no ornganismo.

– Para os experts o corpo necessita umas 150 gramas de carboidratos por dia e a dieta pode interromper essa meta e sua atividade metabólica normal.

Como pode ver, o debate sobre os benefícios e riscos da dieta Atkins ainda estão em aberto. O que podemos recomendar a você a respeito desse plano alimentar é consultar um especialista e escute suas sugestões. Ele que conhece seu histórico clínico e poderá informar os prós e os contra desse tipo de dieta. Não se esqueça que cada organismo é diferente.

+5
-3