Se você decidiu eliminar o glúten da sua vida mas não sabe como começar, nós te ajudamos!
O glúten é um grupo de proteínas presentes no trigo e outros grãos relacionados, e o que ele faz é funcionar como se fosse um ligamento, porque mantém a comida junta.
O trigo, a cevada, o centeio e a aveia serão seus inimigos, e deve procurar eliminá-los de sua dieta. Porém, existe uma diversidade de componentes em outros alimentos que também contém glúten e que devemos evitar.
Este e outros pontos importantes são o que devemos levar em conta para começar uma dieta livre de glúten. Veja quais são:
Cuidado com os utensílios de cozinha
Jamais utilize os mesmos utensílios de cozinha que utilizava para cozinhar alimentos com glúten.
Como mencionada, ele funciona como ligamento, e mesmo que não acredite, está presente nas ferramentas que usa para preparar suas comidas, sobre tudo aquelas de materiais porosos como a madeira.
Elimine de sua dieta tudo que contenha glúten
Obviamente, senão não seria uma dieta livre de glúten. Tente retirar de suas comidas ingredientes como o trigo, a cevada, a aveia, a farinha de trigo, a levadura em pó, entre outros.
Mas não se desespere! Existem muitas alternativas diferentes desses alimentos, o que resulta não ser tão complicado como parece levar uma dieta desse tipo.
Limpe bem sua geladeira
Não digo somente remover a sujeira, mas sim que deve limpar para eliminar todos aqueles produtos que não estão certificados como livres de glúten.
Se for alérgica a ele, tem que evitar qualquer tipo de contaminação de outros alimentos que irá comer.
Veja Também: Alergia a glúten: Conheça 9 grãos que podem servir como substitutos
Compre produtos frescos
Troque as frutas e verduras enlatadas por frescas. Os sucos prontos não são o ideal, tente preparar seus próprios sucos e batidas com todos os ingredientes frescos.
Também utilize condimentos naturais, as comidas ficam igual, se não até mais deliciosas que as preparadas com temperos prontos. Parece ser coisa de mais, porém também é importante.
Mãos a obra
O melhor é que prepare suas próprias comidas, porque já sabe o que pode comer e o que não, e não correrá nenhum risco.
Talvez não pareça fácil, ou não possa fazer o tempo todo, mas tente pouco a pouco agregar a prática de preparar comidas caseiras a sua rotina.
Não tenha medo!
Não deve temer esse caminho, muito menos se é necessário para sua saúde. Entrar em pânico e se fechar a novas possibilidades não irá te ajudar.
Levar adiante uma dieta sem glúten pode parecer complicado, mas é questão de costume e constância. O importante é que tenha vontade, boa disposição e, sobre tudo, que sua saúde estará em melhores condições.