Você tem o costume de jantar muito tarde da noite, sabia que esse hábito pode trazer consequências negativas para a nossa saúde? Bem, de acordo com um estudo publicado no Journal of the American Heart Association, as pessoas que comem tarde tem até 55% maior risco de desenvolver doenças do coração. Quer conhecer outras curiosidades do estudo? Acompanhe o texto a seguir.
O jantar, a refeição mais leve do dia
É muito importante ter horários para uma dieta saudável e equilibrada. Algo que pode ser resumido com a seguinte frase: café da manhã de rei, almoço de príncipe e jantar de mendigo.
Durante todo o dia, o nosso corpo precisa de muita energia, nutrientes e vitaminas, já que vamos queimar calorias. Enquanto o jantar deve ser leve, entre outras coisas, para não atrapalhar no sono.
Aumento do risco de doença cardíaca
Assim, os resultados da pesquisa são surpreendes. As consequências de jantar mais tarde pode ser pior do que pensamos. Além de ganhar alguns quilos a mais e dormir mal, de acordo com o estudo realizado nos EUA, as pessoas que comem tarde são 50% mais propensas a ter doenças do coração.
Uma conclusão é suportada pelos resultados obtidos após décadas estudando os efeitos da qualidade da dieta e os hábitos alimentares em um grupo de homens.
Jantar três horas antes de ir para cama
O estudo sugere que o horário, neste caso do jantar, pode aumentar o risco de doença cardíaca. Então, qual a hora certa para o jantar? Os especialistas recomendam jantar até três horas antes de ir para cama.
Embora muitos de nós temos os horários de nossas refeições condicionadas pelo nosso trabalho. Assim, na maioria das vezes, não podemos fazê-lo. Em qualquer caso, não há dúvida de que o mais importante antes do horário, é a qualidade da nossa dieta. Ou seja, uma dieta saudável, variada e equilibrada.