Alimentos Saudáveis

Como devem ser as primeiras refeições do meu bebê?

Nos primeiros meses de vida, os bebês se alimentam exclusivamente do leite materno. À medida que vão crescendo as suas necessidades nutricionais mudam e o leite materno já não é suficiente, de modo que, gradualmente, temos de começar a acrescentar alimentos.

Cerca de 6 meses, dependendo das recomendações do pediatra, você começa com as primeiras refeições. Às vezes começam com frutas e outros vegetais.

Os primeiros alimentos

O importante é que a incorporação das primeiras refeições sejam graduais, inserir um alimento de cada vez e certifique-se que não produz qualquer reação alérgica.

Os primeiros alimentos sólidos para um bebê são purê de batatas, sopa de legumes bem cozidos e purê preparado com um garfo, compota de maçã ou banana. Em seguida, são adicionados outros alimentos, como purê de abóbora, cenoura, pêssego ou pera.

Preparação dos alimentos

Cozinhar para um bebê é muito simples, nós temos que cuidar da higiene, mas não exige muitos passos ou de trabalho complicado, a princípio se trata de vegetais cozidos, por isso você tem que lavar, descascar e ferver, basicamente isso.

Ao cozinhar não deve adicionar sal à comida, um pouco de azeite antes de servir é suficiente, de preferência um óleo rico em Ômega 3. E purê de frutas não são obrigados adicionar açúcar ou mel.

Não é recomendável processar os alimentos, pois deve ser um purê e não algo sem textura. Tem que ser um purê suave, mas espesso.

Quanta comida devo preparar

Ainda me lembro das primeiras refeições do meu irmão, que agora é uma criança, minha mãe preparou um monte de maçã ralada com a ilusão de que ele iria amar, mas na verdade ele não gostou… Pelo menos não nas primeiras três vezes, na quarta ele gostou da ideia de comer. No começo ele não entendia como era isso de comer, convenhamos que durante 6 meses ele não fez nada mais do que succionar. Devo admitir que vê-lo comer era divertido, apesar da bagunça que ele fazia.

No início 2 ou 3 colheres de sopa de comida é mais do que suficiente, note que uma vez que o alimento entrar em contato com a saliva do bebê não pode ser guardado para ser consumido mais tarde, e você tem que descartá-lo. Gradualmente, aumente a quantidade de refeições.

A hora das refeições

Os bebês têm suas rotinas, são importantes para eles e devemos respeitá-las. Para encontrar o momento perfeito para as primeiras refeições devemos considerar que ele não esteja sonolento e que o ambiente doméstico seja tranquilo e que tenhamos tempo, não podemos estar apressados, e também é preciso paciência.

Quando eles começam a comer alimentos sólidos é importante fornecer água.

Depois de aceitar os purês de legumes amassados vá agregando carnes, mas isso depende de as recomendações do pediatra.

Como pode ver, não tão complicado como pensava, a alimentação dos bebês com alimentos sólidos devem começar somente após os 6 meses de vida como é o recomendado.

0
0