As carnes processadas em certas ocasiões são consumidas em excesso. E, embora seja recomendado não abusar da carne, nem de quaisquer outros alimentos que compõem uma dieta equilibrada, o fato é que muitas pessoas a adora. Mas a carne processada é ruim?
Carnes processadas e componentes cancerígenos
O que é mais importante quando se fala de carnes processadas são os nitratos que são adicionados para sua preservação. Embora estes permitem que certas carnes preparadas durem muito mais tempo esses componentes estão diretamente relacionados ao câncer.
Apesar dos nitritos, nitratos e fosfatos que são encontrados em praticamente todas as carnes processadas, a verdade é que os avanços científicos tornaram possível algumas marcas lançaram produtos com baixo teor desses elementos.
A qualidade da carne e o baixo colesterol
No caso da possibilidade de câncer não ser ruim o suficiente, a verdade é que em salsichas e outras carnes processadas, não fogem de alguns problemas. Descobrimos também que os tipos de carne usados para prepará-los são de má qualidade, e que poderia nos fazer ter uma maior incidência no consumo do colesterol.
Como você pode ver, há certos fatores de risco ao consumir carnes processadas. Apesar de que se você consumir de uma forma mais moderada e estar ciente dos riscos não deve ser prejudicial para uma dieta saudável e variada, sempre que possível, opte por outros alimentos.
Há uma abundância de alternativas em que se poderia pensar, e acima de tudo, aumente o consumo de produtos como frutas e legumes. Você sabia desses males das carnes processadas? Você as consume em abundância em sua dieta? Nos conte.