Qual é o fator comum entre uma pessoa que tem dormido pouco, que arrasta os pés no chão e outro que não pára de bocejar? Que ambos tem um copo de café na mão! E esta bebida originária da Arábia Saudita sempre foi famosa por sua capacidade de reduzir a fadiga. Mas o café realmente nos dá energia?
A Verdade Nua e Crua
Estudos recentes têm mostrado que o café não nos dá energia, mas faz nosso cérebro pensar que não estamos cansados. Uma vez que a cafeína entra na corrente sanguínea, ela vai para os receptores do cérebro que abrigam adenosina -composto que ocorre na medida em que estamos acordados e que nos diz quando dormir-. E o que é que faz a cafeína quando você está com a adenosina? Bem, sem mais, ela a substitui. Como resultado, o cérebro é enganado e deixa de saber quando descansar.
Outros benefícios
Mesmo a cafeína sendo uma impostora, ela não deixa de ter seus benefícios. Uma vez no corpo, a cafeína é decomposta em três moléculas; estes teobromina, paraxantina e teofilina. Cada uma tem um papel: a primeira aumenta o fluxo de oxigênio para o cérebro; a segunda melhora o desempenho físico; e a terceira acelera a freqüência cardíaca e beneficia a capacidade de concentração.
O café, então, não nos dá energia, mas faz com que o nosso cérebro perca a noção de fadiga. Mas apesar desta pequena desvantagem, os benefícios da cafeína são indiscutíveis e te aconselho continuar estimulando a desfrutar desta infusão única, mas como tudo na vida, com moderação.