Originário da África, América Latina e Ásia, o inhame é um tubérculo semelhante à batata, rico em uma série de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo e que ajudam no combate a diversos problemas no corpo. Entre as propriedades do inhame estão a alta concentração das vitaminas A, C e do complexo B, cálcio, fósforo e diosgenina, substância que se transforma em hormônio.
Ajuda a aliviar a TPM
A tensão pré-menstrual é causada pelo desequilíbrio hormonal que ocorre dias antes da menstruação, causando cólicas, inchaços e irritação. Em função da diosgenina presente no inhame, substância que se assemelha o hormônio feminino progesterona o alimento ajuda a reequilibrar o organismo, agindo contra as reações adversas desse período.
Combate os sintomas da depressão
Para quem sofre com o mau estar, cansaço, desânimo e outros sintomas relacionados à depressão, pode encontrar um aliado no inhame. Isso porque, os carboidratos presentes nesse alimento, estimulam a síntese de serotonina, substância responsável pelo sentimento de bem-estar e delicidade. Com essas propriedades, o alimento ajuda também a combater o stress.
Evita o envelhecimento precoce
A combinação de nutrientes do inhame, torna-o um excelente antioxidante e estimulante à produção de enzimas muito importantes no combate aos radicais livres, o que retarda o envelhecimento celular e ajuda na renovação dos tecidos.
Proporciona mais energia
Com alto teor de fósforo, elemento capaz de fornecer mais energia ao corpo, o inhame é indicado também para pessoas que sofrem de fadiga. O alimento é rico também em carboidratos complexos, que não se transforma rapidamente em açúcar, tem baixa concentração de gordura e muito fibra, o que garantirá energia por mais tempo.