Rica em vitaminas A, C e B6, ácido fólico, potássio, cálcio, manganês, zinco, ferro, cobre e potássio, a uva é muito benéfica para a saúde, principalmente as uvas vermelhas, que têm alta concentração plasmática de colesterol LDL oxidado, o colesterol bom, que reduz o risco de doenças cardiovasculares.
As uvas aumentam a quantidade de óxido nítrico no sangue, ou seja, previnem a formação de coágulos, reduzindo a chances de se ter um ataque cardíaco.
Contém ácido cafeico, rico em bioflavonoides, que é fortificante das células, e que age como anti câncer.
É recomendada para tratar a Doença de Alzheimer pela presença do Revesratrol, um antioxidante eficaz, renovador celular.
Comer muitas uvas pode reduzir a hipertensão arterial, considerando que os produtos derivados da uva, como o vinho, são bons para o coração. Uma taça de vinho tinto em jejum todos os dias, ou durante o jantar, pode ser um excelente remédio para esta condição.
O cultivo da uva remonta aos tempos bíblicos, sendo uma das frutas mais conhecidas desde a antiguidade.
Poder ser consumida fresca, em forma de geleia, em conserva, seca (uva passa), esmagada para o suco, ou para o vinho.
Quando fresca, possui baixo teor de calorias, sendo composta por 80% de água. Uma uva pode ser um excelente lanche para quem está de dieta, pois é rica em fibras, e tem baixo teor de sódio.
O mesmo não se aplica quando em forma de passa, pois o percentual de água cai para 15%, e a calorias sobem. Um copo médio de uvas passas pode ter até 460 calorias. Apesar disso, seca, é muito rica em ferro.
Para escolher um bom e saboroso cacho de uvas, prefira as que estejam bem ligadas ao talo, que ainda devem estar verdes. Essas estarão suaves e macias.
Por outro lado, evite as que tenham manchas marrons, que estejam murchas, ressecadas e com os talos quebradiços.
Um copo de vinho tinto por dia também pode reduzir as chances de câncer do pulmão.
E a uva aumenta a umidade nos pulmões. Pesquisas comprovaram que devido ao valor terapêutico iminente, a uva pode ser primordial para a cura da asma.
Também pode ser usada para diminuir os riscos de catarata. Os flavonoides desta fruta combatem os radicais livres, uma das principais causas desta doença.
E para aqueles que querem lutar contra o avanço da idade, a uva pode ser uma excelente opção. É rica em resveratrol. Essa substância influencia no processo de envelhecimento, retardando-o.
Pode curar a enxaqueca. Tome um suco de uvas frescas de manhã, e terá ótimos resultados para esta condição.
Pesquisas mostram, ainda, que a uva pode prevenir o câncer de mama. Substâncias presentes na casca e na semente das uvas vermelhas podem combater a enzima responsável por este tipo de câncer.
Se quer proteger o organismo comendo uvas, consuma um cacho médio todos os dias, ou tome um suco, além do vinho tinto.