Os chamados bluberries (mirtilo, amora, mirtilo) contêm grande quantidade de vitaminas que recebemos mais saudável e mais forte. Tendo vitamina C e E, e também contêm um flavonoide chamado pigmento antocianina e esferostilbite atua como antioxidantes.
De acordo com o Centro de Pesquisa de Nutrição Humana no Envelhecimento, em Boston, EUA mirtilos estão entre as frutas com maior poder antioxidante.
A antocianina, uma enzima da planta que dá cor à blueberries pode ser importante antioxidante e propriedades anti-inflamatórias desta fruta, propriedades do componente, principalmente da amora.
Protege o coração
Esse grande poder antioxidante está associado a um aumento da DHL ou bom colesterol, o que reduz as chances de condições cardíacas. Os flavonoides atuam como poderosos antioxidantes e pode reduzir o risco de aterosclerose, o acúmulo de gordura nas artérias é a principal causa de doenças cardiovasculares. O mirtilos possuem grandes quantidades de flavonoides e componente polifenólico foram mostradas para inibir este fenômeno.
A saúde da gengiva
Estudos publicados no Journal of the American Dental Association relatou que um único componente de suco de cranberry tem a capacidade de reverter e inibir o coagregação de certos responsáveis pela placa dentária e doença periodontal, as bactérias orais. A amora também se preocupa com a nossa saúde dental.
Potencial prevenção do câncer
Na prevenção do câncer, os resultados são promissores, mas não definitivos. Estudos em laboratório pela Universidade de Illinois mostrou que mirtilos, em particular as amoras, tem potenciais propriedades anticancerígenas.