Nós já sabíamos que as batatas fritas é um dos alimentos que mais engordam, fazendo com que as pessoas que as consomem tem regularmente um maior risco de excesso de peso. No entanto, agora ele também tem mostrado que esses lanches são viciantes.
Tudo que aconteceu conosco na ocasião que começou um saco de batatas fritas e assim iniciamos um ciclo vicioso, comendo um após o outro, até que você termine completamente o saco. Esses alimentos causam em muitas pessoas um desejo incontrolável de continuar comendo mesmo quando você já tenha um estômago cheio. Uma das razões para este comportamento é o alto teor de gordura e carboidratos que contém as batatas fritas.
Agora sabemos que estes alimentos estimulam as áreas do cérebro que são associadas ao prazer, vício e saciedade, o que também explicaria a coceira constante e não param até que o saco tenha acabado, como tem sido demonstrado uma equipe de cientistas da Universidade de Erlangen-Nuremberg.
Outros fatores, como teor de sal ou são crocantes também causam o efeito prazeroso que impede que parar de comer batatas fritas ou outros petiscos; e doces, como chocolate. Eles elevam os níveis de dopamina, um neurotransmissor associado ao prazer.
Apesar de tudo isso, nem todas as pessoas são incapazes de parar de comer batatas fritas. A explicação para isso seria uma predisposição genética, bem como outras formas de dependência. Logicamente, também influenciam as preferências de cada indivíduo e de outros fatores, como a mãe comeu um monte dessas refeições.
Em qualquer caso, esta forma de comer descontrolada compulsivamente é um dos principais culpados de subida das taxas de sobrepeso e obesidade em países desenvolvidos. De fato, em muitos casos, algumas pessoas têm de submeter-se a algum tipo de tratamento psiquiátrico para tratar estes vícios. Por isso, é muito importante controlar o consumo de batatas fritas e outros aperitivos.