Combater as deficiências de vitaminas, um papel que está dedicando um grupo de pesquisa da Universidade de Tecnologia de Queensland, na Austrália. Estes cientistas desenvolveram um tipo de banana chamado superbananas australianas com poderes de cura significativas, como eles são enriquecidos com alfa e beta-caroteno, que o corpo pode converter em vitamina A.
O processo de desenvolvimento deste alimento é bastante avançado e conseguindo, poderia melhorar a vida de milhões de pessoas na África. Pouco começar os testes clínicos em humanos para tentar ver se a ingestão dessas vitaminas e bananas provoca uma diminuição da cegueira e outras doenças resultantes da falta de vitamina A.
Caso os testes se revelem positivos, as superbananas australianas começam a produzir em Uganda, Ruanda, Quênia e Tanzânia, países são tradicionalmente cultivadas bananas mas onde estes frutos têm uma quantidade muito menor de micronutrientes para estas novas bananas ricas ou superbananas.
Esperamos que este tipo de pesquisa a partir de seu fruto – nunca melhor que isso – e se consiga aliviar o grande número de crianças que sofrem de doenças ou morrem por falta de comida, ou a falta de qualidade ou a falta de nutrientes neles. Em qualquer caso, a questão de o que aconteceria se eles fizeram o estudo com as nossas famosas e deliciosas bananas canárias.
O que eu mais gostei é a intenção de desenvolver o produto e se ele funciona, vai levá-la e produzi-la em in situ e não envolve a exportação, é a melhor maneira de obter estas superbananas australianas e ajuda a melhorar a qualidade de vida na África. O que você acha da idéia?