De acordo com especialistas, não se deve recongelar um produto que já tenha sido congelado. Além disso, note que isso poderia ter um efeito negativo sobre a saúde de quem consome o produto.
Voltar a congelar um produto descongelado
Do supermercado até sua casa, a refrigeração foi devidamente respeitado. Mas uma queda de energia ocorre, fazendo com que o freezer fique desligado por algumas horas. Se essa situação ocorrer, você deve refletir imediatamente entre consumir ou jogar fora os produtos congelados. Saiba que certas bactérias são resistentes ao frio. Enquanto o produto é congelado, as bactérias deixam de se multiplicar.
No entanto, como o produto voltará a ser congelado, a multiplicação de bactérias começa de novo a uma taxa acelerada. Se recongelar produtos descongelados, o consumidor é exposto a 16 vezes o número de bactérias.
Prepare bem os alimentos antes do congelamento
Para manter o máximo sabor e valor nutricional de um alimento antes de ser congelado, alguns preparativos cuidadosos devem serem feitos. Se se trata de frutas, por exemplo, observe que o congelamento deve ser feito imediatamente após a coleta ou após a compra. No entanto, se uma fruta bem madura, é melhor transformar compota. No entanto, se for uma fruta vermelha, a preparação consiste em molhado-las no suco de limão antes de secar com toalhas de papel.
Se se trata de legumes frescos, os pré-cozinhe por dois minutos, escorra bem e embale-as antes do congelamento. Se se trata de aves, deve remover a gordura antes de congelar. Para carnes gordas, você tem que cozinhá-las e limpá-las bem antes do congelamento. Se você quiser congelar um peixe, deve remover as escamas e as vísceras antes do congelamento. Para refeições prontas, evite a adição de especiarias. É preferível adicionar um pouco de sal antes do congelamento.
Você deve saber o tempo de vida de um alimento que será congelado, e ela pode variar: de 3 a 12 meses. No entanto, se o alimento for descongelado, não deve ser congelado novamente. Caso contrário, o consumidor pode ser exposto a bactérias e ficar vulnerável a uma intoxicação alimentar.
Agora que você sabe, não recongele um alimento descongelado. Tente consumir no momento! Se não for possível, encontre um meio de que o alimento não seja desperdiçado.