A celulite é o acumulo de tecido adiposo que está localizado em determinadas áreas do corpo, formando nódulos adiposos de gordura, água e toxinas.
A síndrome conhecida como “casca de laranja”, afeta as mulheres em graus variados, cerca de 85% delas sofrem desse problema após a puberdade. O quadro de celulite é o resultado de uma alteração na circulação da camada de gordura, chamada de hipoderme: o tecido adiposo cresce nas paredes laterais e se engrossam formando ondulações.
Este sintoma não está associado a qualquer doença, no entanto, é uma das maiores preocupações das mulheres devido a razões estéticas.
Ainda não existem tratamentos médicos ou cosméticos que chegam a eliminar totalmente a celulite, por isso é muito importante prevenir a sua ocorrência. E, neste sentido, uma dieta boa e equilibrada é nossa aliada.
Como combater a celulite:
É aconselhável levar uma dieta com as calorias ajustadas ao gasto energético que realizamos diariamente. Engordar e emagrecer em um curto período de tempo aumenta as chances de desenvolver celulite.
O plano nutricional deve ser baixo em gorduras saturadas, ou seja, aquelas encontradas em carnes gordas, manteiga, salsichas, e nos açúcares simples de absorção rápida, como doces, chocolate, açúcar, mel.
Os melhores alimentos para combater a sua origem são os vegetais, as hortalizas e alimentos ricos em ferro, como carne magra, peixe, frutos do mar e legumes.
A retenção de líquidos é contraproducente, por isso, os especialistas recomendam a redução do consumo de sal, substituindo-o com o suco de limão, salsa e outras ervas para dar sabor ao alimento.
O potássio presente na escarola, berinjela, nozes, cogumelos, bananas, levedura de cerveja e frutas são grandes aliados, assim como grãos integrais, que absorvem e eliminam as toxinas e também evitar a prisão de ventre, um outro fator que contribui para o desenvolvimento de celulite.