Se eu lhe disser que os alimentos processados, o açúcar e os medicamentos são viciantes e, na verdade, podem ter os mesmos sintomas de dependência de drogas, você acharia que é possível? Para entender mais a fundo, siga a leitura, mas desde já lhe adianto que infelizmente é verdade.
Alimentos que proporcionam um excesso de dopamina
Esse hormônio é liberado quando nós comemos e nos dá um sentimento de satisfação e prazer; é o processo conhecido como sistema de recompensa. Isso é algo natural na espécie humana, mas certos alimentos processados ao serem ingeridos, fazem com que este hormônio nos forneça um excesso de dopamina.
Funciona como se você tivesse consumido cocaína, o cérebro envia a ordem dizendo “quero mais”. O
açúcar, por exemplo, é um alimento aditivo viciante que funciona como se você tivesse consumido heroína ou morfina.
Comidas processadas induzem aos desejos
E é fácil de reconhecer quando isso acontece; por exemplo, você acabou de ter uma refeição saudável, mas sente vontade de comer alguma coisa, e isso é traduzido como o desejo, em vez de uma necessidade fisiológica do corpo (a fome).
Então, claramente, não é o seu corpo que o solicitou, mas seu cérebro para satisfazer o seu nível de vício.
A verdade é que a indústria de alimentos adicionam produtos químicos aos alimentos, conhecidos como exorfinas, tornando o nosso apetite maior do que realmente deveria ser e nos levando a comer alimentos pouco saudáveis.
A carne
O seu sangue contém produtos químicos (albumina, hemoglobina e gamaglobulina) desempenhando o papel de estimulantes. Por incrível que pareça, as pessoas tratadas com drogas para inibir esse efeito poderiam reduzir o consumo de alimentos como o atum em até 50%.
Trigo e arroz
A gliadorfina ou gliadina está presente no trigo, e outras proteínas similares encontradas no arroz é adicionado aos alimentos simples como o pão, algo que poucos podem resistir.
O açúcar e gordura
Como dissemos antes, os açúcares são altamente viciantes, tanto que um experimento realizado com ratos, mostrou que eles escolheram entre vários alimentos o biscoitos Oreo, que são ricos em açúcares e gorduras, oferecendo efeitos semelhantes aqueles produzidos pela cocaína.
Produtos lácteos
Eles são altamente viciantes, de fato, não é raro encontrar pessoas que, por algum motivo cortaram o seu consumo de produtos lácteos e que dizem que a coisa mais difícil foi abandonar o queijo.
Eles possuem uma proteína chamada caseína, que em combinação com outras substâncias faz com que o desejo de comer este tipo de alimento aumente e para você ter uma idéia, uma pessoa poderia deixar de lado esse desejo se forem fornecidos os mesmos medicamentos que são dados a uma pessoa que tenha sofrido uma overdose de drogas.
Para se ter uma dieta saudável evite os alimentos viciantes citados acima e consuma mais feijão, nozes, sementes, frutas frescas e grãos integrais.