Nós do Alimentos Saudáveis já repetimos mil vezes que manter uma alimentação saudável é essencial. Comer mal não só reflete em nossa figura, mas também em aspectos como a concentração ou o desempenho sexual. Há também uma lista de alimentos que podem tornar-se perigosos para o cérebro.
Assim, hoje falamos sobre os alimentos que diminuem significativamente as capacidades do cérebro, podendo levar a danos a longo prazo.
As gorduras trans
As gorduras trans não contribuem em nada ao nosso metabolismo e também aumentam o risco de problemas cardíacos, circulação e aneurismas cerebrais. Além disso, estas gorduras fazem-nos pensar de forma mais lenta e reduzir a nossa capacidade de reagir.
Frituras e fast food
Ambos os alimentos fritos, como fast food, devem ser evitados, pois podem causar hiperatividade e afetam as células nervosas no cérebro, podendo gerar dependência.
Farinhas processadas
Farinhas processadas afetam a memória e oferecem poucas contribuições para o corpo, favorecendo o envelhecimento das células. Em vez disso, as farinhas integrais favorecem muito mais por serem carboidratos complexos ricos em fibras.
Aspartame
Aspartame é um adoçante não calórico descoberto em 1965. Nos últimos anos, muito se tem dito sobre as consequências negativas para o corpo. E, entre outras coisas, ele afeta nossa capacidade cognitiva, quando consumido em excesso.