O inverno e o frio vem com acompanhados de irritantes resfriados e gripes. Devemos, portanto, estar com nossas defesas boas para evitar estas enfermidades e, podemos fazer isso ingerindo certos alimentos que aumentam o nosso sistema imunitário.
Se alguém espirra perto de você “cebola, laranja e mel”, não é a forma tradicional de desejar saúde a alguém, mas deveria ser. Muitos especialistas recomendam esses alimentos e muitos outros que podem ajudar a afastar a chegada de gripes, resfriados e qualquer coisa que soa como tosse e espirros.
A natureza é uma fonte inesgotável de benefícios para a saúde. Algumas pessoas, mesmo expostas a vírus, não adoecem, esta resposta imune pode estar relacionada a hábitos alimentares adequados, boa hidratação e exercício físico regular.
Agora que sabe que a cozinha pode ser uma boa farmácia em casa, conheça estes alimentos que vão ajudar você a fortalecer suas defesas:
– Consumir três porções de frutas e dois vegetais por dia
Com este simples gesto, teremos uma melhor qualidade de vida, devido ao seu alto teor de vitaminas e minerais, com capacidade antioxidante, que nos tornam mais resistentes à infecção e protegem as células do sistema imunológico contra danos causados pelos radicais livres. E ainda teremos a presença de fitonutrientes, que desempenham um papel protetor contra doenças crônicas.
– Minerais
O zinco, o manganês e o cobre são os principais minerais que melhoram o funcionamento do sistema imunitário. O primeiro é encontrado em cereais integrais, em crustáceos e moluscos. Os outros dois, em nozes e legumes.
– Citrus
Os citros como laranja, tangerina, lima e limão são frutas ricas em vitamina C. Este micronutriente tem a capacidade de fortalecer nosso sistema imunológico e prevenir resfriados, bem como proporcionar uma recuperação mais rápida e alívio dos sintomas do resfriado comum.
– Mel
Desde os tempos antigos, o mel tem sido usado como um remédio para a tosse e dor de garganta por seu teor de substâncias anti-bactericida e sua capacidade anti-séptica.
– Alho
O alho é um antibiótico natural que possui propriedades antibacterianas e antivirais, a sua utilização serve como um escudo contra a infecção. Aumenta as defesas do organismo, melhora a nossa resposta a vírus e bactérias. A desvantagem é que, segundo os especialistas, deve-se consumir cerca de nove dentes de alho por dia para ser uma boa alternativa natural ao tratamento com antibióticos.
– Cebola
É o melhor remédio natural para infecções respiratórias, especialmente em casos de faringite, laringite e infecções pulmonares. Cozida geralmente é usada para aliviar problemas respiratórios como congestão nos brônquios e crua para aliviar a tosse.
– Cogumelos
Algumas variedades de cogumelos são benéficas para a saúde, agindo sobre o sistema imunológico, fortalecendo-o contra doenças. Pesquisas tem demonstrado que têm propriedades anti-microbianas e anti-virais.
– Líquidos
Uma ingestão adequada, cerca de dois litros por dia, de preferência água, ajuda a dissolver o muco e manter a mucosa respiratória hidratada protegendo contra infecções.