São numerosos os estudos que demonstraram que as substâncias tóxicas as que os alimentos que ingerimos são expostos nos geram doenças, incluindo a ADN, defeitos de nascimento, infertilidade, disfunção hepática e câncer.
No entanto, para quem vive longe do campo, conseguir alimentos orgânicos e livres de pesticidas, químicos e hormônios pode ser complicado, e sobre tudo, muito custoso.
Se você tem um orçamento limitado, mas quer evitar consumir substâncias que prejudiquem seu corpo e a longo prazo gere problemas de saúde, aqui te apresentamos a lista de alimentos que é melhor serem consumidos orgânicos sempre que possível.
Ovos
Todos os ovos são uma boa fonte de proteínas, ferro, riboflavina, vitamina B-12, fósforo e selênio. Mas os benefícios dos ovos orgânicos fazem com que vala a pena o custo extra. Eles provêm de galinhas alimentadas com comida orgânica, livre de resíduos químicos.
Além disso, os animais são tratados com respeito, com espaço a um ar livre e não recebem hormônios, antibióticos e outros fármacos utilizados na produção de ovos comuns, que pode causar câncer, irritações na pele, alteração do sistema nervoso ou desequilíbrio hormonal.
Frango
Tanto as carnes vermelhas como as brancas que consumimos diariamente contêm hormônios, antibióticos e pesticidas, já que vacas, porcos e outros animais são alimentados usando pastos com fertilizantes e herbicidas sintéticos.
Além disso, os hormônios, os antibióticos e os aditivos que se utilizam na maioria das granjas avícolas estão vinculados ao câncer e outros problemas de saúde.
Maçãs
Um velho ditado nos Estados Unidos diz: “An apple a day keeps the doctor away” (uma maçã por dia te mantêm longe do médico), já que são uma grande fonte de fibras, ajudam a melhorar a função cardiovascular e a diminuir o colesterol ruim. Por infelicidade é uma das fruta com maior teor de pesticidas.
Segundo o site http://WhatsOnMyFood.org, 88% das maçãs convencionais contêm resíduos de tiabendazol, um possível cancerígeno, e mesmo lavadas muito bem, esse tóxico se mantêm na fruta.
Batatas
A batata é um item básico na cozinha latino-americana por ser uma fonte natural de energia, além de ser um alimento que rende e é econômico. No entanto, a maioria contêm neurotoxinas químicas que podem causar desde mudanças mentais e emocionais, até perda da vista de deficiência ou insensibilidade nos braços e pernas.
Uma opção para não gatar muito com batatas orgânicas é substitui-las por batata-doce, que é muito mais rica em antioxidantes e é considerada uma verdura limpa, livre de resíduos tóxicos.
Arroz e outros grãos
Consumir grãos integrais é uma ótima opção para controlar o peso, além disso ajuda a reduzir os riscos de doenças crônicas e problemas do coração. No entanto, os grãos comuns contêm resíduos de 15 pesticidas que incluem cancerígenos e neurotoxinas vinculadas a muitos problemas de saúde.
Leite
Os experts recomendam que a prioridade número 1 para quem busca cuidar da saúde por meio de alimentos orgânicos deve consumir leite orgânico, já que apenas 20% do leite produzido na América latina provêm de vacas que receberam um hormônio modificado geneticamente, chamado hormônio de crescimento bovino recombinado (rBGH).
Por sorte, o leite certificado como orgânico vem de vacas alimentadas e criadas em terras que cumprem com os requisitos de produção, e que não recebem tratamentos com antibióticos nem hormônios de crescimento.
Tomates
Os tomates são uma das melhores fontes de licopeno, um poderoso antioxidante, e como se fosse pouco, um tomate grande contêm quase um terço do que é recomendado se consumir diariamente de vitamina C. Apesar disso, se costuma consumir muito tomate é melhor que compre o orgânico, porque já foram comprovadas várias substâncias tóxicas, incluindo o clorotalonil, que é um conhecido cancerígeno.
Espinafre
É um dos alimentos indispensáveis em uma dieta saudável, por suas baixas calorias e por ser rico em outros nutrientes como as vitaminas K e A. Infelizmente, na prova contra resíduos tóxicos, este super alimento mostrou possuir até 48 pesticidas, cancerígenos, neurotoxinas e toxinas segundo a USDA Pesticide Data Program.
Por esse motivo, em vez de nos privar de desfrutar todo o sabor e benefício do espinafre e muitos outros alimentos, vale a pena considerar comprar com um fornecedor de produtos orgânicos, pensando que na realidade, por mais que seja um gasto extra se trata de uma intervenção para nossa saúde e bem-estar.