A serotonina é um neurotransmissor do sistema nervoso central, assim, a falta de serotonina no organismo pode levar a problemas de humor, falta ânimo, insônia e muitos outros sinais ou sintomas ruins.
Uma vez que esta é uma substância secretada pelo cérebro é impossível preencher sua exigência com as propriedades dos alimentos. No entanto, alguns produtos podem nos ajudar a estimular o cérebro para aumentar a serotonina e, assim, atender às necessidades deste elemento no organismo.
Alimentos com serotonina são: farinha, pão, chocolate, arroz e grãos em geral.
Uma pesquisa recente mostrou que os alimentos que contêm altos níveis de triptofano, aumentam os níveis de serotonina, evitando inclusive os medicamentos antidepressivos.
Este componente é encontrado em carnes brancas, como frango, peru, peixe, queijo, ovos, soja, sementes de gergelim, nozes, amendoim, etc.
A maior necessidade de serotonina no corpo é em épocas ou lugares frios, de mudanças de estação (geralmente no outono) e em pessoas de 25 a 45 anos (a maioria mulheres).
Além disso, ao longo do dia, os níveis de serotonina diminuem no corpo, causando a sensação de querer algo doce como chocolate ou pão.
É melhor não abusar desses alimentos, pois podem causar efeitos nocivos ou contraproducentes, mas não se prive completamente deles.