A alimentação alcalina, de moda há algum tempo, mas já tem mais de 100 anos, se propõe a nos valer os alimentos para alcalinizar ligeiramente o pH do nosso corpo, a fim de beneficiar a saúde, prevenir a doença e eliminar toxinas. Hoje analisamos este tipo de dieta e perguntamos se é uma abordagem saudável?.
A proposta da alimentação alcalina
A dieta alcalina ou alcalinizantes indica que existem alimentos que podem acidificar nosso ambiente interno e, assim, ser o pontapé de doenças como câncer, osteoporose, obstipação ou obesidade. Portanto, pretende-se manter o pH do nosso corpo cerca de 7, que é um sangue que ocorrem naturalmente.
Para este efeito, a ingestão de dieta alcalina de frutas e legumes, exceto batata doce, espinafre cozido, pepinos ou picles, blueberries e sucos comerciais são recomendados. Fontes de carboidratos de quinoa, de milho, de trigo em bruto, lentilhas e amaranto são escolhidos, mas a ingestão de pão branco ou castanho, enquanto, arroz, aveia ou massa não é permitido.
Além disso, as fontes de proteínas não pode ser derivadas a partir da vaca, peixe, frango, porco, cordeiro ou marisco, então o consumo de leite e queijo de soja, leite e queijo de cabra e promove ainda o consumo de leite materno.
E entre as fontes de gordura apenas azeite de oliva e óleo de canola são permitidos. Claro que, para adoçar o consumo de açúcar branco não é permitido, então, só pode consumir mel, açúcar mascavo ou estévia.
A proposta é real e saudável?
A realidade é que o nosso corpo naturalmente tende a chegar a um pH próximo de 7, mas, claro a dieta alcalina tem a intenção de trabalhar para mais benefícios e menos problemas de saúde.
Mas o que é uma proposta saudável? Se pensarmos sobre a eliminação de grupos inteiros de alimentos, como grãos integrais muito tradicionais e consumidos diariamente por nós, talvez a ficaremos um pouco mais perto da resposta.
Por enquanto, podemos ter uma dieta equilibrada, sem lacunas, com bons nutrientes e fibras para a proposta da comida alcalina, também estão se afastando significativamente de nossos hábitos e nossa cultura. Não vai ser uma dieta fácil de realizar, porque nem todas as frutas e legumes podem ser consumidos, não podemos nem mesmo comer pão ou peixe, que sabemos que são alimentos saudáveis e populares.
Além disso, não podemos deixar de dizer que, apesar de uma dieta rica em proteínas conhecidas para acidificar o ambiente interno não é saudável, nem é ruim para a saúde, incluindo os peixes ou outras fontes de carne algumas vezes por semana.
Assim pode ser uma dieta saudável, mas não há nenhuma base científica para eliminar determinados alimentos de sua dieta para sempre, e ao mesmo tempo é uma tarefa difícil de realizar e sustentar por muito tempo em nossa cultura.