Pois é: os benefícios da banana não se escondem apenas no seu interior; também estão presentes em sua casca. Por isso, elas já estão sendo degustadas por mais de um paladar (sobre tudo na Índia e no sul da Ásia). E você, tem ideia de quais são os benefícios de se consumir a casca de banana?
Os segredos da casca
Igualmente sua polpa, a casca da banana é muito rica em potássio. Então, por que comer a casca quando pode optar pela polpa? Bem, primeiro que ela possui quantidades de fibras solúveis e insolúveis muito mais significativas do que a polpa. Isso a converte em uma excelente promotora da digestão e o bom funcionamento intestinal. Sendo assim, ela é muito útil para equilibrar os níveis de colesterol.
Mas, os benefícios continuam! A casca da banana se destaca por seu triptofano, aminoácido que eleva os níveis de serotonina e, consequentemente, melhora o humor. Além disso, a casca é uma boa fonte de luteína, que representa um poderoso antioxidante que preserva a saúde ocular do dano dos radicais livres.
A chave para consumi-la
Crua, a casca da banana é fibrosa e de um sabor muito agradável. Por isso, para começar, é importante que a casca esteja bem madura; nesse estado estará mais doce e fácil de mastigar. Para quem opte em ferve-la, você pode fazer isso por 10 minutos e depois preparar com ela uma batida com outras frutas.
Outros usos
Não se animou em pensar a degustando? Nesse caso, pode utiliza-la para suavizar rugas, acabar com a acne, controlar a psoríase ou melhorar a tonalidade e textura da pele. Para isso, basta esfregar a parte interior da casca sobre a zona afetada.
E você acaba de encontrar outro alimento que pode potencializar sua saúde, como pode ver a vida sempre nos surpreende!