Pouco a pouco os hábitos alimentares saudáveis estão deixando de ser uma moda passageira para se converter em verdadeiros estilos de vida. Como consequência, cada vez há mais pessoas que buscam o equilíbrio entre as responsabilidades, a alimentação saudável, o exercício e esses gostinhos que nos faz bem.
A travessia não é nada fácil e trás mais de um desafio. Por exemplo? Diferenciar o que é verdadeiro e o que é falso em um número cada vez maior de informação.
Mas, com nossa ajuda, você poderá desmascarar todos esses dados que estão ocupando espaço em sua mente e que na realidade não te servem de nada.
9 hábitos alimentares que cremos ser saudáveis e não são
Os alimentos sem glúten te farão perder peso
Eliminar o glúten da dieta é uma tendência cada vez mais popular, apesar da metade das pessoas que tomam essa decisão nem se quer tem intolerância. Os produtos sem glúten ganharam tanta fama que muitos creem que estes ajudam a perder peso quando na realidade tem até mais calorias que as tradicionais.
Portanto, só evite o glúten se você for celíaco ou sofrer algum outro tipo de intolerância a isso.
100 calorias muito caras…
Embora uma banana e uma barrinha de chocolate tem ambas 120 calorias aproximadamente, suas propriedades são muito diferentes. Isso significa que seus efeitos no apetite, os hormônios e o metabolismo diferem.
Carboidratos? Que loucura!
O fato desses 4 pães que come todo dia sejam os culpados de que sua calça não entre não significa que a partir de agora tem que renunciar toda a família de carboidratos.
Muitas pessoas eliminam todas as farinhas de sua dieta crendo que essa é a maneira mais efetiva de perder peso, mas o único que conseguirá com isso será assegurar uma deficiência de nutrientes como as vitaminas B e a fibra.
Nossa recomendação? Consuma carboidratos complexos tais como o pão integral e verá que não tem sentido proibi-los (lembre-se: tudo com moderação).
“A fruta tem muito açúcar”
Sim, a fruta contém frutose que é a versão natural de açúcar e que lhes da o sabor doce. De todas as formas, é quase impossível que a fruta promova aumento de peso se a consumir em quantidade moderada. Além disso, estão repletadas de fibras, água, vitaminas, minerais e antioxidantes que não deveria sacrificar por esse mito.
Nada de snacks
Apesar de acreditarmos ser o contrário, nada pode ser mais prejudicial para seu metabolismo que ficar horas sem comer. Isso o alentece e faz com que o corpo queime menos calorias. Tudo que conseguirá com isso é chegar com o dobro de fome no jantar, o que te fará comer em dobro.
Recomendação: sempre leve contigo uma maçã ou o snack saudável que mais gostar.
“Não como nada depois das oito”
A hora que consome um alimento não irá alterar suas calorias, mas sim incidirá em sua maneira de processá-la. A que me refiro? Não é o mesmo consumir um doce de chocolate pela manhã, quando terá todo um dia de movimento adiante, do que a noite que logo você vai dormir. Sendo assim, procure distribuir sua alimentação ao longo do dia de acordo com suas necessidades.
Somente a clara de ovo
Muitas pessoas consomem várias claras de ovos por sua fama hipocalórica mas demonizam a gema. O erro aqui está em esquecer que a gema é igualmente benéfica e nutritiva. Isso é: cada vez que tira a gema estará desperdiçando proteínas e gorduras boas, além de múltiplos nutrientes como o ferro e as vitaminas A e D.
“A dieta detox é tudo o que necessita”
Outra falsa crença que está muito na moda é que nosso corpo precisa se desintoxicar com frequência. Mas o que não sabia, é que o organismo é tão sábio que vive com seu próprio sistema desintoxicante: o fígado e os rins. Estes órgãos se desfazem de todas as toxinas e não necessitam que os ajudem com esse processo.
Sendo assim, as dietas de sucos que prometem desintoxicar o corpo o único que faz é provocar um déficit de importantes nutrientes e inclusive afetar seu metabolismo.
“Me tornei vegetariano, é a melhor decisão”
Muitas pessoas tem o conceito errado de que os vegetarianos ou os veganos somente consomem vegetais. Mas há muitos “alimentos de vegetarianos” que não são absolutamente saudáveis nem contribuem para a perda de peso. Se decide fazer isso pela sua forma de pensar, é totalmente respeitável, mas não será uma boa opção se seu único interesse é perder peso.
Está frustrado por todas as vezes que não comeu a sobremesa a noite porque “engordava mais?”. Também por todo tempo e dinheiro que perdeu na dieta do suco que um desconhecido te recomendou? Pois a quantidade de muitos e crenças que se inventam sobre a alimentação são cada vez mais numerosas e é fundamental que estejamos mais atentas. Por hora, pelo menos tem algumas ferramentas para se defender quando tentarem te convencer a ser vegana que irá te ajudar a emagrecer.
Se ainda assim te restar dúvidas, não se esqueça: a melhor opção será se consultar com um especialista e ele te dirá toda a verdade!