Hoje em dia, os transtornos alimentares tornaram-se quase uma epidemia, tudo graças aos rígidos padrões de beleza. Este tipo de problema está cada vez mais roubando vidas. É essencial, então, que você esteja preparado para conhecer os sintomas dos transtornos alimentares. Só então você será capaz de detectar esses problemas logo no início, para ajudar você e seus entes queridos.
1 Perda de peso acentuada
Ainda não inventaram fórmulas mágicas de emagrecimento. Isto significa que, para perder peso de forma saudável leva tempo. Portanto, se você percebe a perda de peso visível em você ou um membro da família, é provável que algo pode não esteja indo muito bem.
2 Pouca comida
A redução na quantidade de alimentos também é um sintoma de um distúrbio alimentar. No entanto, as pessoas que sofrem deste problema muitas vezes escondem seus novos hábitos alimentares. Por isso, tendem a atrasar as refeições e evitar compromissos sociais para que seus novos hábitos destrutivos não possam ser descobertos.
3 – Unhas, pele e cabelos afetados
É muito difícil que a falta de nutrientes passe despercebida por um olhar mais atento. É que a má nutrição tem uma grande multiplicidade de manifestações. Assim, por exemplo, afeta a pele seca, causa perda de cabelo e torna as unhas quebradiças.
4 – Desmaios
Se a falta de alimentação é severa, é provável que a pessoa afetada sofra desmaios frequentes. Pessoas com transtornos alimentares muitas vezes experimentam uma sensação de fraqueza corporal constante, o que na maioria dos casos é acompanhada de calafrios.
5 – Períodos irregulares
A falta de alimentação afeta todo o corpo, e o sistema reprodutivo não é exceção. A falta de nutrientes essenciais altera a produção de hormônios e causa períodos menstruais muito irregulares.
6 – Batimento cardíaco irregular
Quando se trata de distúrbios alimentares, não apenas a menstruação torna-se irregular, os batimentos cardíacos também. Assim, a frequência cardíaca varia, aumenta e diminui a velocidade de um momento para outro. Essa irregularidade cardíaca é grave, uma vez que pode resultar em uma parada cardíaca fatal.
7 – Pressão baixa
A diminuição da pressão arterial é um dos sintomas dos transtornos alimentares e não só pode causar tonturas e desmaios, mas também pode acarretar complicações que podem pôr em perigo a vida.