Alimentos Saudáveis

7 de abril: Dia Mundial da Saúde!

Hoje é 7 de abril, e com o fim de comemorar o aniversário da fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), se celebra o Dia Mundial da Saúde. Para isso, a OMS seleciona um tema sanitário de prioridade para, em base disso, estender medidas de conscientização e prevenção da saúde.

No ano passado o tema escolhido foi a prevenção de doenças vetoriais. Sabe qual é o tema deste ano? A inocuidade dos alimentos.

O panorama atual e as projeções

Se estima que, a cada ano, 2 milhões de pessoas (em sua maioria crianças) perdem a vida por causa da ingestão de alimentos contaminados. Além disso as bactérias, vírus, parasitas ou substâncias nocivas presentes nesses alimentos são responsáveis de mais de 200 tipos de doenças. Estas podem ser tão inocentes como uma diarreia ou tão severas como o câncer.

No entanto, estes números podem aumentar se não forem tomadas medidas preventivas -sobre tudo, se levarmos em conta que a manipulação de alimentos está cada vez mais globalizado-. Nesse sentido, é fundamental que, a nível governamental, se reforcem aqueles sistemas que velam pela inocuidade dos alimentos em todos os países ao redor do mundo.

E você? O que pode fazer em casa?

Já diz a OMS, “A inocuidade dos alimentos é uma responsabilidade compartilhada”. Isso significa que você também é responsável do que leva a sua boca -não só o governo-. Portanto:

1 – Mantenha a limpeza de seus alimentos, das áreas em que os conserva (geladeiras e dispensas) e prepara, e não se esqueça de suas mãos! É vital que as lave antes e depois de cozinhar.

2 – Separe os alimentos crus dos cozidos para evitar os germes dos primeiros dos segundos. E nem use os utensílios de cozinha que entraram em contato com os alimentos crus para trabalhar com os que já cozinhou! Caso contrário estará multiplicando os riscos de contaminar suas comida.

3 – Respeite o tempo de cozinhar seus alimentos (preste atenção particular nos ovos e carnes). Dessa maneira se assegurará de que todos os germes prejudiciais foram eliminados e não irão te afetar.

4 – Conserve seus alimentos em temperaturas seguras. Deve ler bem seus rótulos antes de leva-los ao carrinho e guardar seus alimentos respeitando as indicações que ali se expressam. É importante não deixar aqueles alimentos que necessitam refrigeração fora da geladeira por mais do que duas horas. As bactérias sempre estão prontas para atacar!

5 – E por último: dúvidas de que o alimento está em bom estado? Nem tente o provar! Uma pequena porção dele será o suficiente para te deixar doente, se os germes já se apoderaram dele.

Em definitiva, deve tomar essas medidas e ser mais consciente do que introduz em seu corpo. Assuma a responsabilidade que te corresponde: ninguém pode cuidar melhor de si mesmo!

+4
-3