O tempo passa, mas sua sabedoria segue vigente!
Todas temos algum remédios que herdamos de nossas avós. No mesmo caso, por exemplo, minha mãe me faz tomar uma erva chamada erva das galinhas que dava um bom resultado quando se tratava de mau-estar do estômago.
Tenho certeza que você também conhece algum remédio caseiro da sua avó que até hoje é recomendado pelos médicos, como esses!
Gelo
Para tratar a inflamação, o gelo é um dos remédios das avós que até os médicos recomendam. É tão efetivo que até agora não se encontrou um aliado melhor para a inflamação e aliviar os efeitos de uma queimadura na cozinha por exemplo.
Acontece que o gelo contrai os vasos sanguíneos e isso acelera a cura. Incrível não é verdade?
Gargarejo com água salgada
Esse é um dos remédios que é quase mágico: dá um excelente resultado e os médicos aconselham de olhos fechados para tratar dores na garganta com mucosidade.
Se ainda não provou, faça da próxima vez que tiver dores de garganta, verá como é benéfico e me agradecerá.
Vaselina
Sim… este também é um segredo de nossas avós que os médicos aconselham para os cortes nos lábios que aparecem com o frio. Assim mesmo, muitos dermatólogos a receitam em casos de abrasões menores na pele e feridas cirúrgicas.
Pepto-Bismol
O Pepto-Bismol é um remédio que antigamente era se dado para as crianças com dores estomacais, mas hoje em dia muitos adultos o utiliza para escapar da famosa “diarreia do viajante”.
Dito isso, se aconselha tomar dois tabletes quatro vezes ao dia para apaziguar os incômodos estomacais.
Ameixas secas
Quando era pequena minha mãe me dava ameixas secas no café da manhã para manter regulado meu intestino. Ela tinha toda razão pois um estudo publicado em 2011 no Alimentary Pharmacology and Therapeutics afirmou que consumir 4 ameixas secas durante o dia é uma forma muito mais eficaz de aliviar a prisão de ventre do que qualquer comprimido.
Gengibre
O gengibre é uma raiz que se utiliza a milhares de anos na medicina chinesa. Por sua vez, a um bom tempo se converteu em um remédio muito utilizado no ocidente.
É muito efetivo para tratar náuseas e tonturas, assim como o mau-estar estomacal relacionado com a quimioterapia. Os médicos o aconselham e nossas avós também!
Os remédios de nossas avós são muito eficazes e sempre dão resultado. É como diz minha mãe, “pode ser que não tenha um gosto bom (a erva de galinhas que me fazia tomar era bastante desagradável), mas te asseguro que curará muito mais rápido”, e isso que é o importante.