O valor das “vitaminas” tem sido reconhecido a muito tempo, mesmo antes destes nutrientes serem identificados. Por exemplo, no antigo Egito, soube-se que a ingestão de fígado (rico em vitamina A) foi o melhor antídoto para curar a cegueira noturna (problema causado pela deficiência da vitamina).
Desde então, a ciência já percorreu um longo caminho e hoje nós temos a capacidade de identificar cada nutriente pelo nome e os seus benefícios. Então, hoje nós queremos compartilhar com vocês quais são os 5 nutrientes mais importantes para as nossa saúde.
Vitamina D
A vitamina D apoia o crescimento e fortalecimento do sistema esquelético, como é o nutriente que permite a absorção de cálcio. Há duas variedades de vitamina D: A D-2, que está presente na gema de ovo, peixe, leite fortificado e fígado; e D-3, que é produzida pelo corpo antes da exposição solar. A falta de vitamina geralmente resulta em fraturas, degeneração macular, a diabetes, a hipertensão e câncer de mama ou da próstata.
vitamina A
A vitamina A é essencial para a manutenção da boa vista. Você pode obter este nutriente através do consumo de hortaliças de cor verde, vermelhas ou amarelas, laticínios e ovos. Os principais sintomas da deficiência de vitamina A são cegueira noturna, perda de visão, pele seca, infecções respiratórias e outros sinais de um sistema imunológico fraco.
vitamina B-12
Esta vitamina desempenha um papel chave na saúde do sistema nervoso e a produção de células sanguíneas. As únicas fontes naturais de vitamina B12 são animais, como ovos, carne e produtos lácteos. A falta desta vitamina promove a perda de memória e instabilidade emocional.
vitamina C
A vitamina C protege as células de danos por radicais livres. Além disso, é necessário para a produção de colágeno, que é uma proteína encontrada em ossos, tendões, ligamentos e cartilagem. A deficiência deste nutriente pode ter muitos efeitos: fadiga, fraqueza, gengivas inchadas, dores musculares, falta de apetite, diarreia, febre, irritabilidade e dificuldade em respirar.
vitamina B-1
Esta vitamina é essencial para a produção de células vermelhas do sangue para converter o açúcar em energia e para manter o funcionamento apropriado do metabolismo. A falta desta vitamina leva a uma condição conhecida como beribéri. Há duas variedades desta doença: um afeta o sistema cardiovascular (que causa dificuldade em respirar e inchaço nas pernas) e o outro sistema, nervoso (causar dificuldade em falar, andar, vômitos, dor generalizada, etc.). Para evitar esses problemas, então é aconselhável consumir alimentos como cereais, nozes, aveia e sementes de girassol.
Resumo
Como podemos ver, essas cinco vitaminas são importantes para manter nossa saúde. A dica é consumir alimentos ricos nesses nutrientes para conseguirmos suprir nossas quantidades diárias. Caso haja necessidade, você pode obter esses nutrientes através de suplementos. tudo que deve fazer é se consultar com seu médico para que ele te recomende o mais adequado a sua situação. Dê uma olhada nesse post especial que fizemos de como consumir suplementos vitamínicos para mais informações.
Estas são as vitaminas que seu corpo precisa para funcionar bem. Portanto, agora que você sabe, o que você está esperando para incluí-las em sua dieta?