A margarina é mais barata do que a manteiga, e existe um boa razão para isso: ela é cheia das insalubres gorduras trans, causadoras de várias condições e doenças. Se você é um consumidor fiel, hoje nós damos-lhe algumas razões para não comer margarina. Você está pronto para conhecê-las?
1 – Relacionada com doenças graves
A margarina é relacionada com o risco de ataque cardíaco, diabetes e até mesmo câncer, especialmente por seu alto teor de gorduras trans. Tanto é assim que, de acordo com pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, consumir meia colher de chá de margarina a mais que o recomendado, aumenta a possibilidade de sofrer um ataque cardíaco em 50%.
2 – Margarinas e gorduras trans em números
Para lhe dar uma ideia…
– Margarina pode ter até 15% de gorduras trans
– A manteiga contém 3% de gorduras trans
– Margarina utilizada em alimentos cozidos industrialmente pode ser composta de 30% de gordura trans.
3 – Perigos de exceder a ingestão diária máxima de gorduras trans
O máximo refere-se ao que pode ser consumido sem ser prejudicial à saúde. Você sabe quanto é? Se você passar está recomendação, seu colesterol ruim pode subir e o bom diminuir, além de contribuir para o entupimento das artérias, aumentar a pressão arterial e promover a obesidade.
4 – Outras condições resultantes do consumo de gorduras trans
Há uma lista de doenças que podemos obter se consumirmos muita gordura trans, como diabetes tipo 2, passando por linfoma, câncer de próstata, problemas de fígado e infertilidade feminina.
5 – Ataques cardíacos
Os ataques cardíacos são mais prováveis quando se consome excessivamente alimentos ricos em gorduras trans. É preciso lembrar que essas gorduras na margarina tem altas concentrações, bem como tudo o que é feito com esse ingrediente.
A recomendação é ler os rótulos cuidadosamente, evitar a ingestão de margarina e de produtos que a contenham.