Quando escutamos a palavra dieta a primeira coisa que pensamos são as restrições de todos os tipos, isso porque erroneamente associamos o conceito de dieta com o “deixar de comer”. Na realidade dieta é o nome que se dá ao regime alimentar e esse pode variar de acordo com as nossas necessidades nutricionais.
Entre outros mitos, tem se castigado muito as frutas pelo fato de terem a frutose (açúcar das frutas), “não nos trás benefícios” ou porque “não são um alimento verdadeiro”, e nada poderia estar mais longe da verdade. As frutas no entanto podem ser uma perfeita aliada quando estamos em algum plano alimentar e dado a que cada uma tem sua composição particular e propriedade que se adaptam aos requerimentos do corpo.
Falando especificamente de regimes para conservar a silhueta, ou perder peso que são mais limitadas, é bom saber que não temos que abandonar todas as frutas, inclusive podem se converter em companheiras ideais para esses momentos em que exige um plano alternativo, fazer uma pausa ou melhorar a estética.
Manga
A manga é uma das frutas mais castigadas pelo seu alto teor de açúcar; no entanto, quando está cuidando da sua silhueta e não resiste àquele desejo, é preferível que consuma algo natural do que uma coisa processada.
Você pode consumir uma manga média, ou uma xícara de manga picada em cubinhos no lugar de um doce ou fritura. Com o sabor saciará seus desejos por algo doce e ao contrário de retroceder em sua dieta você estará adicionando algumas vitaminas.
Maçãs
As maçãs são grandes aliadas dos regimes alimentares, tem muitas qualidades e se adapta a todo tipo de prato doce e até salgado, pelo seu alto teor de fibras é ideal para a digestão e sensação de saciedade.
Pode transportar uma maçã com você em qualquer momento, por isso é algo indispensável para aplicar a ideia de “não saltar refeições”.
Mamão
Pouco se fala dessa fruta quando o assunto é dieta e planos nutricionais. O mamão é excelente para acompanhar um regime alimentício, já que suas propriedades digestivas nos ajuda a manter o intestino trabalhando e portanto mantendo o abdômen plano.
Melão
E quem que não quer comer algo doce e delicioso que passe desapercebido? Isso conseguimos precisamente com o melão, por ser uma fruta composta em sua maioria por água, não contém grande valor calórico, refresca, nutre e tem um sabor doce singular.
Uvas
Quado estamos seguindo uma dieta para perder peso, a informação que manejamos ao cérebro é muito importante para seguir o regime alimentar, por isso que as uvas são uma boa ferramenta a nosso favor já que podemos comer de pouco a pouco dando tempo ao corpo de saciar-se, são pequenas e doces, com o que estaremos mandando sinal de snacks para nosso cérebro, mas um aperitivo 100% saudável.
Como pôde ver, as frutas desempenham um papel fundamental em nosso plano alimentar, mesmo que estejamos de dieta. Então invista nessas que te falamos hoje e desfrute de um peso saudável.