Sabia que se produz 20 milhões de toneladas de queijo no mundo a cada ano? Não é de se estranhar, já que a maioria de nós amamos queijo! Por isso nunca é demais aprender um pouco mais sobre este saboroso alimento. Especialmente quando se trata de escolher e comprar o melhor queijo.
#1 Onde comprar queijo?
Tal como faz para comprar qualquer outro artigo, é importante que conheça de onde provêm o produto. Tem muitos lugares de onde pode se vindo: Tenda de especialidades gourmet, lojas de queijos, mercados de agricultores (onde é possível conseguir queijos de produção orgânica) e até online, tanto em lojas como diretamente do fabricante de queijos.
Quando escolhe comprar em uma loja, mercado ou armazém, assegure-se de que a pessoa esteja bem informada e que a rotação seja rápida, para evitar comprar queijos passados.
#2 Produção do queijo
Se tem algum problema relacionado com o leite ou o queijo em específico, revise a etiqueta para comprovar como ele foi elaborado, por exemplo com que tipo de leite (vaca, cabra, ovelha), se trata de um leite pasteurizado ou cru, e se utiliza coalho animal, vegetal ou microbiano. E se na etiqueta não diz nada disso, pergunte.
Por isso é importante comprar o queijo em um lugar onde o vendedor sabe a respeito; um bom queijeiro será capaz de responder suas perguntas e estará encantado de te guiar na direção correta, sobre tudo se tem restrições dietéticas, religiosas ou de consciência.
#3 Estado do queijo
Como determinar o estado do produto no momento de compra-lo? O melhor é se guiar pelo aroma, pela aparência e o sabor. Algumas características que podem indicar que o queijo não seja fresco ou não esteja em bom estado são o cheiro amônico, leite azedo ou simplesmente odor desagradável.
Quando o observar, o queijo não deve ter rachaduras, descoloração ou mofo (a menos que o queijo azul). No entanto, leve em conta que os queijos de origem natural podem ter um aspecto rústico, que é um dos seus atributos.
Se tiver a oportunidade, prove o queijo antes de compra-lo. Se não pode saborear o queijo, mas quer experimenta-lo, a seguinte melhor opção é comprar a menor quantidade possível. De qualquer forma, sempre pode voltar ao mercado e buscar mais.
#4 Validade do queijo
No momento de escolher seu produto, é importante revisar as etiquetas, especialmente quando compra queijo fresco, para se assegurar que o produto não esteja vencido, ou muito perto da sua data de validade.
Se você comprar um pedaço de queijo que foi dividida em partes menores, revise a etiqueta da loja, que também deve incluir uma data de validade ao lado das cifras indicadores de peso e preço.
#5 Quanto queijo comprar?
Como regra geral convêm comprar somente a quantidade que seja capaz de consumir em poucos dias. Se ao comprar o queijo ele estiver envolto em plástico, ao chegar em casa troque a embalagem porque o ar e a umidade são essenciais para manter o queijo em melhor condição possível.
Seguindo a esse simples guia para escolher e comprar queijo, poderá desfrutar ainda mais desse delicioso e saudável alimento, já que o escolherá da melhor forma possível e também o conservará melhor.