Corrimento nasal, dor de garganta, espirros; Parece que você pegou um resfriado. Embora os sintomas do resfriado variam (e também podem incluir febre e dores de cabeça), todos os resfriados são infecções respiratórias causadas por mais de 200 vírus possíveis. Com tantos vírus a espreita, uma outra maneira de pensar sobre isso é que um resfriado é causado por um sistema imunológico fraco, permitindo os ataques de vírus. E enquanto não há nenhuma cura mágica, há alguns alimentos para combater resfriados que você não sabia e que irão surpreendê-lo!
Sardinhas
As sardinhas são ricas em ómega-3, que segundo investigações reduzir o risco de doenças cardíacas e a inflamação no corpo. Além disso, um novo estudo publicado no Journal of Leukocyte Biology mostra que o ômega-3 também pode ajudar a estimular o sistema imunitário, melhorando o funcionamento de células imunitárias.
As sardinhas também fornecem outros nutrientes importantes para manter seu sistema imunológico forte como proteínas, cálcio e vitamina D.
Pimentão amarelo
Muitas vezes, quando as pessoas se sentem resfriadas, a primeira coisa que pensam é vitamina C. E uma das melhores fontes de vitamina C é o pimentão amarelo; fornecer 568 por cento do valor diário recomendado de vitamina C. Segundo a pesquisa, a vitamina C pode desempenhar um papel importante para ajudar a aliviar sintomas de resfriado. Os estudos sugerem que a ingestão regular de vitamina C devem ser bem acima do valor diário pode ajudar a encurtar a duração do resfriado comum e reduzir a gravidade dos sintomas.
Cogumelos
Rico em vitaminas do complexo B, selênio e antioxidantes, os cogumelos oferecem múltiplos benefícios para o nosso sistema imunológico. Os cogumelos tem efeitos antivirais, e o consumo de cogumelos pode ser associada com um aumento na produção de células que combatem a infecção.
Bebidas alcoólicas
Alguma vez você já se perguntou já que o álcool é usado para esterilizar coisas fora de seu corpo, ele também poderia ajudar a combater infecções no interior do seu corpo? A verdade é que não é certo. O consumo de álcool, uma vez que você está doente não vai acabar com o vírus. Na verdade, o consumo de álcool na tentativa de curar um resfriado pode levar a desidratação, os sintomas agravam o congestionamento e anula os efeitos de medicamentos. No entanto, um drinque por dia pode fazer você menos propensos a ficar doente. Alguns estudos mostram que o consumo moderado de álcool pode estar associado a uma menor prevalência da gripe, diz Jackie Newgent, RDN. O consumo moderado de álcool é geralmente definida como até uma dose por dia para mulheres e até duas doses por dia para homens.
Gengibre
Seja em biscoitos ou refogado com legumes ao estilo oriental, o gengibre é uma especiaria versátil com uma longa história medicinal. Por mais de 2000 anos a Medicina Oriental recomenda gengibre para ajudar a curar e prevenir muitas doenças. Acredita-se que o chá de gengibre é útil no início de um resfriado sem febre, e também pode ajudar com náuseas. Além disso, beber uma xícara de chá de gengibre fresco com mel e suco de limão pode ser uma forma suave para soltar muco e aliviar o desconforto e náuseas.
Então da próxima vez que você estiver com um resfriado, tente comer qualquer um destes alimentos para combate-lo.