Encontramos quatro antigos super alimentos de todos os cantos do mundo que vale a pena serem redescobertos, porque eles não são apenas saborosos, mas também porque esses grãos são muito bons para os sua saúde.
Freekeh
O freekeh é semelhante ao grão de trigo torrado e bem crocante, com um delicioso sabor defumado.
Origem: Oriente Médio
Por que é saudável?
Porque os grãos são colhidos quando eles ainda são jovens, contêm mais vitaminas e minerais do que os outros. O freekeh também oferece quatro vezes mais fibra do que o arroz integral, o que é uma boa notícia para a sua cintura: um estudo de 2010 descobriu que a fibra nos protege contra o ganho de peso. No estômago, o freekeh age como um prebiótico, apoiando as boas bactérias que ajudam na digestão.
Farro
O farro é como os grãos de trigo com um sabor semelhante ao da cevada.
Origem: Egito
Por que é saudável?
Além de fornecer vitaminas B e E, a farro é rico em magnésio, que a nutricionista Ashley Koff de Los Angeles chama de “relaxante muscular natural”. Ela recomenda adicionar o farro à sua dieta para aliviar a tensão e cãibras.
Amaranto
O amaranto pode ser encontrado na forma de sementes, farinha, cereais e tem gosto semelhante ao de uma castanha assada.
Origem: América Central
Por que é saudável?
Uma xícara de amaranto cozido tem quase a mesma quantidade de cálcio que uma xícara de queijo cottage, baixo teor de gordura, uma quantia colossal de fibras: cerca de 5,2 gramas de fibras (muitos cereais têm cerca de 1 grama por porção), e mais proteína do que um ovo cozido. Diferentemente da maioria dos outros grãos, contém lisina, um aminoácido que o organismo necessita para o crescimento e reparação de tecidos. O amaranto é livre de glúten, por isso é adequado para celíacos.
Chia
Esses pequenos grãos preto e branco tem um gosto despretensioso.
Origem: México
Por que é saudável?
A chia é uma das fontes vegetais mais ricas de ácidos graxos ômega-3, e uma colher de sopa da semente contribui até 3 gramas de fibras. As sementes absorvem muitas vezes o seu volume em água, o que promove uma sensação de saciedade. De fato, um estudo realizado pela Universidade de Toronto realizado em 2008, constatou que o consumo regular de sementes de chia brancos auxilia na redução da fome em até 63%.
Agora que você sabe destas 4 sementes estranhas que são boas para sua saúde, pense em um meio de como incorporá-las em sua dieta!