Essa não é uma decisão que se deva tomar de repente.
Estava pensando seriamente em se tornar vegana? Pode ser uma estupenda ideia, sobretudo se estiver fazendo isso em prol de sua saúde. É que seguir uma alimentação excluindo todos os alimentos derivados de animais pode ajudar a diminuir o risco de sofrer doenças relacionadas ao coração.
“Alimentar-se sem consumir carne ao menos uma vez por semana já diminui os riscos de sofrer de doenças como o câncer, a diabetes e a obesidade”, afirma Vandana Sheth, nutricionista e porta-voz da instituição americana Academy of Nutrition and Dietetics.
No entanto, por mais que os benefícios sejam muito atrativos, temos que reconhecer que deixar de lado os alimentos como hamburgueres ou o leite não será tarefa fácil. Para saber se está pronta para isso, aqui te fazemos três perguntas que deve se fazer antes de se tornar vegana. Seja sincera!
Sabe planejar suas refeições?
O planejamento de suas refeições é muito importante em uma dieta vegana. “O fato de estar comendo basicamente vegetais não significa que automaticamente você é saudável” afirma Sheth. Ser vegana implica em fazer um esforço consciente para comer as quantidades de combinações de alimentos para obter os nutrientes que o organismo necessita para funcionar adequadamente.
Isso significa que se for se tornar vegana terá que planejar suas comidas com antecipação e ser consciente dos nutrientes que consome, e os que não em um dia.
Pratica bastante exercícios?
Fazer exercícios implica em consumir altas quantidades de certos nutrientes, como a proteína que é encarregada de ajudar o corpo a construir músculos e se recuperar, e a qual se obtém em maiores quantidades em alimentos de origem animal.
Se bem que veganos podem obter grandes quantidades de proteínas de alimentos como feijões, nozes, ervilhas verdes, entre outros; se for uma garota assídua na academia o mais provável é que tenha que recorrer a um nutricionista que te ajudará a criar um plano de alimentação que te permita estar saudável e ter os resultados nos exercícios nos quais está acostumada.
O que acha de consumir vitaminas?
Sim, as pessoas veganas requerem tomar vitaminas vez e outra. Em particularmente de vitamina B12, já que esse nutriente se obtém naturalmente em alimentos naturais diz Sheth. Além disso, deve cuidar de seu consumo de vitamina D, cálcio, ferro, zinco e ômega 3, o que geralmente remete a tomar vários comprimidos.
Se isso é algo que não lhe agrada, talvez possa optar pelo vegetarianismo, que se permite o consumo de certos produtos de origem animal e portanto a obtém em maiores quantidades.
Após essas informações, ainda pensa em se tornar vegana? Perfeito, que fique claro que não tem como se tornar vegana de um dia para o outro. Para fazer essa transição de forma mais simples, busque ir gradualmente retirando os produtos de origem animal, como o leite e vai vendo como seu corpo funciona sem ele.