Durante muito tempo, o vinho foi considerado como um elemento básico na alimentação humana. Hoje, muitos médicos recomendam o seu uso, desde que você bebe na proporção indicada.
Além de ser o melhor companheiro de uma boa refeição, um copo de vinho por dia tem efeitos positivos para a saúde. Assim, esta bebida prazerosa não deve ser rejeitada, já que com moderação tem grandes benefícios à saúde. Na verdade, é aconselhável substituir as bebidas como refrigerantes ou outras bebidas alcoólicas por um copo de vinho.
Numerosos estudos têm demonstrado as propriedades terapêuticas do vinho, especialmente o seu efeito protetor contra doenças cardiovasculares e câncer. Um dos seus componentes, o trans-resveratrol, impede o desenvolvimento de tumores. A sua presença é especialmente visível no vinho tinto. Os taninos e flavonoides são potentes antioxidantes, por isso ajudam a combater a atividade dos radicais livres, além de limpar e remover o colesterol.
Outros benefícios que o vinho traz para o nosso organismo são:
– Beber vinho de forma leve a moderada diminui a chance de desenvolver doença arterial coronariana. Também aumenta o colesterol bom e diminui o ruim.
– Combate o envelhecimento precoce das células de memória, por isso previne o aparecimento da doença de Alzheimer.
– Tomado com moderação, o vinho ajuda a prevenir a perda óssea, por isso é muito benéfico, especialmente para as mulheres. Porém, seu excesso provoca descalcificação.
– Ajuda a digestão. Beber vinho no almoço motiva a produção de sucos gástricos. Além disso, elimina o ácido úrico no sangue.
– O vinho é rico em sais minerais, tais como cálcio, potássio, sódio e magnésio, bem como as vitaminas B e P.
– Ajuda a manter os dentes saudáveis. Demonstrou-se que esta bebida retarda o crescimento de estreptococos na boca, que é uma bactéria que influencia a formação de cáries, gengivite ou dor de garganta.
– Numerosos estudos têm mostrado que o consumo moderado de vinho ajuda a melhorar a função cognitiva e agilidade mental. Além disso, feita em pequenas doses, evita o aparecimento de demência.
– O consumo de vinho de forma leve reduz a obesidade e problemas de sobrepeso.
– O resveratrol que contem a uva neutraliza os efeitos negativos em nossa saúde para quem leva uma vida sedentária.
– Impede o aumento de peso, devido ao piceatannol presente nesta bebida, que retarda a geração de células jovens de gordura e as impede de se transformarem em células maduras.