Quando é necessário consumir suplementos alimentares?

  • Em: Bem-Estar
  • Comentários desativados em Quando é necessário consumir suplementos alimentares?

suplemento capa

Estamos sempre ouvindo como uma determinada vitamina ou suplemento nutricional vai curar uma doença crônica ou drasticamente melhorar a qualidade de nossas vidas. No entanto, as informações sobre suplementos alimentares é muitas vezes confusa ou pouco clara.

É difícil saber quais benefícios deles para a saúde, quais que são nada mais do que promessas vazias, ou pior, pode prejudicar a saúde. Saiba tudo o que puder sobre vitaminas e suplementos, que irá ajudá-lo a tomar decisões melhores sobre quais são adequados para você.

O que são suplementos alimentares e o que fazem?

Suplementos nutricionais são nutrientes concentrados, superiores aos encontrados na maioria dos alimentos fontes. Estes incluem óleos de peixe, os quais têm mostrado benefício para a saúde do coração; minerais, tais como ferro para ajudar a prevenir a anemia, e toda uma lista de vitaminas, de A a K.

Por que as pessoas tomam suplementos alimentares?

Em certas circunstâncias, o seu médico pode aconselhá-lo a tomar um suplemento dietético, por exemplo, pode ser por estar com os ossos frágeis ou pessoas que podem ter dificuldade em absorver os nutrientes que elas precisam e precisam tomar extra na forma de suplemento.

Normalmente você não precisa tomar suplementos se você está saudável e segue uma dieta normal e equilibrada. Isso significa que uma dieta que contém uma variedade de alimentos, incluindo alimentos com amido (grãos de preferência integrais), frutas e legumes, produtos lácteos com baixo teor de gordura, carne magra e peixes. O excesso de certos suplementos podem ser prejudiciais e causam efeitos colaterais indesejados.

suplemento 1

Quem pode se beneficiar com os suplementos nutricionais?

Em geral, crianças e adultos podem se beneficiar de tomar um multivitamínico diariamente. Uma multivitamina ajuda a fornecer uma fonte consistente de vitaminas e micronutrientes.

No entanto, a primeira consideração é seguir uma dieta saudável. Mesmo assim o melhor suplemento não substitui uma boa alimentação. Em muitos países ocidentais, as pessoas tendem a consumir alimentos ricos em calorias, mas em falta de nutrientes que são vitais para a boa saúde.

Alguns grupos de pessoas, por causa das diferentes necessidades nutricionais, se beneficiam mais em tomar um suplemento de vitaminas e minerais:

– Mulheres em idade fértil (precisam de cálcio extra e ferro)
– Grávida ou amamentando
– Crianças e adolescentes com hábitos alimentares irregulares
idoso
– Os vegetarianos ou veganos (pode ser deficiente em nutrientes essenciais)
– Pessoas em dieta ou pessoas evitando determinados grupos de alimentos (pode ser deficiente em nutrientes essenciais)
– Pessoas com distúrbios alimentares ou doenças (doenças de deficiência, problemas de absorção, intolerância à lactose, etc.)
– Pessoas que consomem muitos alimentos processados e fast food.

Os benefícios a saúde dos suplementos alimentares

Vitaminas e minerais são micronutrientes que servem a um propósito específico e beneficiam o corpo de uma maneira única. Por exemplo, a vitamina A auxilia na visão e suporta o crescimento do osso, a vitamina E, enquanto fortalece o sistema imunológico, ajuda a reparação do ADN. A deficiência de vitaminas e minerais pode afetar a capacidade do corpo de se curar e se proteger.

Tomar vitaminas não compensa uma dieta pouco saudável, e vitaminas são inadequadas para a substituição dos nutrientes que uma fruta ou legume fresco. No entanto, um suplemento dietético pode ser útil contra a escassez periódica de vitaminas em sua dieta.

Antes de decidir o consumo de suplementos alimentares, é melhor consultar o seu médico. Seria bom se informar sobre como escolher os mais seguros.